NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Império da Tijuca destaca raízes quilombolas e a continuidade da resistência negra no Morro da Formiga
Redação em 21 de Novembro de 2025
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca reafirma sua ligação com a história do território onde nasceu o Morro da Formiga, sua história está ligada diretamente com a trajetória dos quilombos e a resistência negra na cidade do Rio de Janeiro.
A comunidade da Formiga , berço da nossa escola é um local que carrega as marcas de séculos de luta por liberdade, começando ainda no período colonial. A Floresta da Tijuca, onde nossa comunidade está inserida, foi um dos principais refúgios de grupos quilombolas que resistiram ao regime de escravidão por quase quatro séculos.
A floresta, que foi abrigo de quilombos durante o período escravocrata, ainda hoje acolhe seus descendentes, que seguem lutando por liberdade, identidade e direitos.
Para o Império da Tijuca, valorizar essa trajetória é honrar nossos ancestrais e reconhecer nosso espaço como continuidade da resistência negra iniciada nos quilombos. Ambos são territórios que, em diferentes épocas da história, privilegiaram a coletividade como forma de organização social e preservaram modos de vida que desafiam desigualdades e violências estruturais.
Ao celebrar essa história, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da identidade do Morro da Formiga e com o fortalecimento das expressões culturais que moldam o território, do samba à Folia de Reis, da luta ambiental às práticas comunitárias que sustentam a vida local.
O Império da Tijuca é fruto dessa memória. E é com respeito à nossa ancestralidade que seguimos firmes, mantendo viva a tradição quilombola que ecoa no Morro da Formiga e pulsa em cada passo da nossa escola.

