NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
HOJE: SORTEIO DOS DESFILES DOS GRUPOS DE ACESSO PARA O CARNAVAL 2012
Lucia Mello em 18 de Julho de 2011
A Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (LESGA) realizará hoje, dia 18 (2ª feira), a partir das 20h, no Scala Centro - Av. Treze de Maio, nº 23, Cinelândia -, o sorteio da ordem dos desfiles dos grupos A e B para o Carnaval 2012. Responsável pela organização do evento, a Setor 1 Comunicação e Eventos convocou para abrir a festa a rapaziada do grupo Puro Acaso - sensação no Bar do Mofo, na Lapa – e Jorginho do Império que, com o melhor do samba, animarão o clima de expectativa. Já o encerramento ficará por conta do GRES Renascer de Jacarepaguá, escola campeã do Grupo A este ano e estreante do Grupo Especial ano que vem.
Integram o Grupo A as agremiações Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos do Cubango, Estácio de Sá, Império da Tijuca, Império Serrano, Inocentes de Belford Roxo, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro. Estas, vale lembrar, desfilam na Marquês de Sapucaí no Sábado de Carnaval. Já o Grupo B, também chamado RJ1, é constituído por Alegria da Zona Sul, Arranco do Engenho de Dentro, Caprichosos de Pilares, Difícil é o Nome, Mocidade de Vicente de Carvalho, Sereno de Campo Grande, Tradição, União de Jacarepaguá, União do Parque Curicica, Unidos da Vila Santa Tereza e Unidos de Padre Miguel, escolas que se apresentam na Terça-Feira Gorda, também no sambódromo.
Em razão de suas novas diretorias, a esperança é a palavra de ordem para quatro agremiações em especial: Caprichosos de Pilares, Estácio de Sá, Império Serrano e Viradouro, cujos pavilhões já brilharam no grupo de elite do carnaval carioca. Famosas por seus sambas-enredo, personagens, paradinhas e, claro, suas contribuições na história dos desfiles, estas prometem esquentar a disputa com renovação e força de suas comunidades. Mestre Átila, por exemplo, em maio eleito presidente do Império Serrano, recrutou ainda renomados profissionais para alavancar a exibição da verde-e-branca de Madureira: o coreógrafo Carlinhos de Jesus, o carnavalesco Mauro Quintaes - que este ano atuou na Estação Primeira de Mangueira - e o intérprete Richahs - ex-Mocidade Independente de Padre Miguel - estão entre as aquisições para a homenagem a Dona Ivone Lara, tema do enredo imperiano.
Mas outras homenagens estão por vir: Luma de Oliveira, uma das musas do nosso Carnaval, será o enredo da Estácio de Sá, agora presidida por Leziário Nascimento, e a Unidos do Viradouro, que elegeu o compositor campeão Gusttavo Clarão para presidente, lembrará o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues. O enredo desenvolvido para homenagear o jornalista, dramaturgo e escritor é de autoria de Alexandre Louzada, ex-integrante da Comissão de Carnaval da Beija-Flor de Nilópolis.
Não menos importante, porém, no Grupo B, a Caprichosos de Pilares, do inesquecível "E por falar em saudade..." - "Tem bumbum de fora pra chuchu/ Qualquer dia é todo mundo nu..." , de 1985, aposta na diretoria do recém-eleito presidente Cézar Thadeu. Com o enredo "A Caprichosos faz o seu papel... Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima", o retorno do intérprete Clóvis Pê, o investimento em eventos na quadra e a contratação de novos quadros, ele espera elevar a autoestima de Pilares e, assim, recuperar o fôlego para outros irreverentes e bonitos carnavais.
De acordo com Reginaldo Gomes, presidente da LESGA, o sorteio coroará um novo momento para a entidade e para suas escolas associadas: "Este ano também marca o 3º ano da LESGA à frente da organização do carnaval dos grupos de acesso. Entre nossas vitórias posso destacar a melhoria da subvenção, o projeto de construção da Cidade do Samba 2 e o aumento do número de público assistindo ao espetáculo, que está cada vez mais disputado, atraente e organizado", declarou ele.