NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Grupo Matriarcas do Samba resgata clássicos da cultura popular no Sem Censura, da TV Brasil

    Redação em 03 de Outubro de 2025

    Produção do canal público recebe trio que cultiva a memória do gênero com histórias e repertório de ícones da música

     

    Para celebrar o samba, seus bambas e as mulheres que carregam em si o legado e a força desse gênero tão essencial à identidade brasileira, o programa Sem Censura apresenta uma edição especial emocionante com o grupo Matriarcas do Samba nesta sexta (3), às 16h, na telinha da TV Brasil.

     

    Com um bate-papo emocionante na bancada e performances sensíveis no palco, a edição temática da roda de conversa recebe Nilcemar Nogueira, Vera de Jesus e Selma Candeia, que são, respectivamente, netas de Cartola e de Clementina de Jesus e filha de Candeia.

     

    A jornalista Katy Navarro comanda o especial nas férias de Cissa Guimarães. A produção ainda tem a presença do escritor Vagner Fernandes, biógrafo de Clara Nunes, que prepara o livro "Candeia-negro, é hora de acordar", publicação sobre um dos ícones do samba que faria 90 anos em 2025. A debatedora é a jornalista Fabiane Pereira.

     

    Além de contar boas histórias, o trio de convidadas recorda sucessos do cancioneiro nacional. Durante a apresentação, as artistas cantam clássicos como "Sorriso Negro", consagrado na voz de Dona Ivone Lara; "Marinheiro Só", de Caetano Veloso; "Tive Sim", de Cartola; "O Sol Nascerá", de Cartola e Elton Medeiros; "Testamento de Partideiro", de Candeia; e "A Voz do Morro", de Zé Keti, entre outras canções.

     

    Herança musical como legado

     

    As artistas trazem o samba no DNA e suas referências familiares ajudaram a compor a trajetória da MPB e da cultura popular. Inspirado na obra, nas lutas e conquistas de seus pais e avós, as divas decidiram se unir nos palcos para contar essa história por meio do grupo Matriarcas do Samba e honrar a herança como descendentes diretas de uma ilustre linhagem de sambistas.

     

    Com a participação do grupo Matriarcas do Samba no programa, a emissora pública não reverencia apenas nomes imortais como Cartola e Candeia, mas também destaca a importância de mulheres que foram fundamentais para a construção e a proteção do gênero mais popular do país.

     

    O Sem Censura valoriza a vida, a obra e o legado de personalidades como Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara. Ao lado de tantas outras, as pioneiras muitas vezes tiveram seus nomes invisibilizados pela história, mas são mulheres que nunca deixaram de sustentar a alma do samba.

     

    Sobre o programa

     

    No ar de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e com edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura é transmitido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

     

    Nas férias da apresentadora titular Cissa Guimarães, a jornalista Katy Navarro comanda o programa. Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, a produção da TV Brasil comemora 40 anos no ar.

     

    A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

     

    O Sem Censura faz parte da programação da emissora pública desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle no comando da bancada.

     

    Serviço

    Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil

    Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil

    Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

     

    TV Brasil na internet e nas redes sociais  

    Site – https://tvbrasil.ebc.com.br

    Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

    YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

    X – https://x.com/TVBrasil

    Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

    TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

    TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!