NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Giovanni Targa: um grande talento em ascensão
Lucia Mello em 25 de Fevereiro de 2014
Com 34 anos de idade e 15 de carreira, o figurinista se destaca no segmento de shows e carnaval
Formado em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Giovanni Targa, que nasceu em Marília (SP), sempre demonstrou grande habilidade e traço marcante no campo artístico. Começou seus trabalhos no teatro e no Carnaval carioca, quando ainda cursava a faculdade. Desde então, visto pelos professores como um artista nato, trabalhou com seus mestres e grandes profissionais antes de iniciar sua carreira autoral, onde pode imprimir suas marcas características: beleza, delicadeza e originalidade. Para aprimorar seus conhecimentos, incrementou seu currículo com um curso de teatro no Tablado.
Desde a primeira temporada, Giovanni integra a equipe de figurino do programa “Esquenta”, comandado por Regina Casé, na TV Globo. “Trabalhar no Esquenta é um exercício constante de criatividade, pois são temas que mudam a cada semana. Vestimos em média 60 pessoas por programa e temos menos de sete dias para pesquisar, desenvolver e confeccionar todo o figurino. Há uma liberdade de criação muito grande. O figurino é sempre esperado porque trata e retrata o tema de forma bem humorada e ao mesmo tempo respeitosa”, conta Targa. Claudia Kopke, figurinista do programa, é só elogios para seu braço direito, como ela mesmo o chama: “A gente tem uma parceria muito legal. Nos conhecemos aqui no Projac. A Emília Duncan me indicou o trabalho dele e, desde então, nunca mais nos separamos. Sou admiradora do trabalho do Giovanni, que é impecável, principalmente por ele ser bem detalhista”, explica Claudia.
Funcionário da emissora desde o ano 2000, Giovanni participou de diversos sucessos como as novelas A Favorita, Sinhá Moça, Belíssima e Senhora do Destino, além da premiada Caminho das Índias. Séries como Amazônia, O Quinto dos Infernos e Terra dos Meninos Pelados também fazem parte do currículo de Targa. “Sem dúvidas a novela Caminho das Índias foi uma das mais interessantes. Na ocasião trabalhei com Emília Duncan, com quem eu já havia trabalhado na minissérie Amazônia. Desenvolvi uma grande pesquisa sobre a cultura hindu, além de ter criado muitos figurinos para os casamentos, festas e dia a dia dos personagens. Tive contato com a cultura, materiais, tecidos e toda a riqueza estética deles”, lembra Giovanni, que aproveita para tietar a colega: “O trabalho em parceria com a Emília Duncan, que era a figurinista da novela, sempre foi muito gratificante. Era uma sintonia afinada de ideias e conceito. Ela é uma figurinista incrível e uma das que mais tive prazer em trabalhar. Sou fã!”.
Além dos projetos na televisão, ele também tem tido muito trabalho fora da telinha. É responsável, por exemplo, pelos looks da cantora Mira Callado e Arlindo Cruz, tanto nos shows quanto em eventos profissionais. No teatro, deixa sua marca em todo o figurino da peça Chapeuzinho Vermelho. Entre os grandes eventos, Giovanni assina, por exemplo, os figurinos do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, onde os apresentadores interpretam esquetes de acordo com o tema ou homenageado da festa.
Quando o assunto é DVD, Giovanni tem propriedade no assunto. É ele quem responde hoje pelos figurinos de Naldo Benny, Leandro Sapucahy, Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Grupo Clareou. É criador ainda das roupas dos blocos carnavalescos AfroReggae e Carrossel de Emoções.