NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Galocantô e Nei Lopes voltam ao palco do CCBB continuando a série musical “No princípio, era a roda”

    Lucia Mello em 03 de Agosto de 2010

    Depois do sucesso da primeira apresentação, o grupo Galocantô e o compositor Nei Lopes voltam ao palco do CCBB no dia 03 de agosto, terça-feira, continuando a série musical “No princípio, era a roda”.

    Os convidados do segundo show são os compositores Nelson Rufino e Toninho Geraes, que junto ao Galo e Nei, contarão mais um capítulo da história do Samba.

    O encontro está sendo chamado de Roda Bahia-Minas, justificado também por serem os dois estados em que nasceram Rufino e Geraes, respectivamente.

    A série "No princípio, era a roda" foi concebida pelo Galocantô inspirada no livro homônimo do jornalista e pesquisador Roberto M. Moura (1947-2005) e é apresentada dentro do projeto Terças Musicais do CCBB que acontece, uma vez por mês, até dezembro.

    Indicados ao Prêmio de Música Brasileira 2010 na categoria Samba, Nei Lopes e Galocantô comandam este grande encontro que mistura música e um bom bate papo sobre a história do samba, contada através da biografia de seus convidados.

    Uma coincidência une estes dois convidados. Durante muito tempo, tanto Nelson Rufino quanto Toninho Geraes tiveram suas composições cantadas por outros artistas. Mas parece que o fim da inibição que os travava no palco chegou e agora o público pode ouvir as belas vozes dos compositores de "Verdade" (Nelson Rufino) e "Uma Prova de Amor" (Nelson Rufino/ Toninho Geraes), ambas conhecidas pela interpretação de Zeca Pagodinho.

    Natural da cidade de Salvador, na Bahia, Nelson Rufino chegou ao Rio de Janeiro aos 19 anos, com o sonho de ser jogador de futebol. Embalado pela saudade da mãe, D. Chiquinha, compôs sua primeira música: "Bahia meu primeiro travesseiro". Rufino teve sua origem no samba marcada por composições de sambas-enredo quando regressou a Salvador. Após ter seu talento reconhecido e ainda conquistado alguns títulos por Escolas de Samba, como Filhos do Tororó, Rufino sentiu necessidade de voltar ao Rio de Janeiro, onde reconhecia ser a vitrine da Música Popular Brasileira.

    Já Geraes adicionou sua mineirice à malandragem do samba carioca. Em 30 anos de carreira, teve seu trabalho reconhecido em turnês pela África e dividindo o palco com diversos cantores, como Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Beth Carvalho. Por isso, não se pode dizer que Toninho é necessariamente um estreiante interpretando suas composições. Atualmente, o artista trabalha na divulgação de seu recém-lançado CD _ "Preceito".

    Para quem quiser conhecer de perto esses personagens, os shows da Roda Bahia-Minas acontecem dia 03 de agosto, às 12:30 e às 19hs, no Teatro II do CCBB.

    SERVIÇO
    Centro Cultural Banco do Brasil
    Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro. Telefone: 3808.2020
    Teatro II
    Dias 03/08, 07/09, 05/10, 02/11 e 14/12
    Terça-feira às 12h30 e às 19h
    R$ 6 (inteira), com meia entrada (R$ 3) para estudantes e maiores de 65 anos



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA