NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Fundadora do Museu do Samba recebe Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro, em solenidade na Alerj

    Redação em 29 de Março de 2023

    Nilcemar Nogueira foi homenageada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, junto com outras nove personalidades femininas de destaque em diversas áreas

    A fundadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira, recebeu na última segunda-feira, 27 de março, o Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro, em cerimônia promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na ocasião, foram homenageadas 10 mulheres que protagonizam a luta pelos direitos femininos em diferentes áreas de atuação.

    "O Museu do Samba é um quilombo urbano, onde atuamos na capacitação de mulheres, crianças e jovens, em projetos que conscientizam sobre a importância cultural de nossas origens africanas, combatem o racismo e promovem o resgate e a valorização do samba, a maior identidade cultural do Rio e do nosso país", afirmou emocionada.

    A presidente da Comissão, deputada Renata Souza (PSol), destacou a importância da premiação. "O Diploma Leolinda Daltro faz justiça àquelas mulheres que se comprometem com a vida de outras mulheres. São dez mulheres, que em diferentes campos, constroem oportunidades para que outras tenham acesso à saúde, à educação e demais direitos básicos. É fundamental que a Alerj, juntamente com a Comissão, faça esse trabalho de reconhecimento e justiça", destacou a deputada.

    Além de Nilcemar, também foram homenageadas com o prêmio Leolinda Daltro as seguintes mulheres: Gabriela Von Beauvais, Celecina Rodrigues, Cládice Diniz, Fernanda Sixel, Claudenise da Silva, Luciana Marina, Mara Ribeiro, Maria Lúcia e Shirley Delgado.

    O diploma está em sua 20ª edição e leva o nome de Leolinda de Figueiredo Daltro, educadora, ativista e fundadora do Partido Republicano Feminino, que desempenhou um importante papel como precursora do feminismo e, especialmente, na conquista do direito de voto para as mulheres.

     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!