NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • FOCO NO RAP E INSPIRAÇÃO NO SAMBA + ORQUESTRANDO A LAPA, dias 12 e 13 na Fundição

    Lucia Mello em 03 de Outubro de 2012

    Santa Massa, de Recife e Morbo y Mambo, da Argentina, são as atrações do Orquestrando a Lapa na Fundição
    A Fundição Progresso promove, no dia 13 de outubro, sábado, mais um show da série “Orquestrando a Lapa”, encontros de orquestras populares no palco do centro cultural. Neste dia, as atrações serão a  são os convidados mais que especiais da noite. O “Orquestrando a Lapa” tem patrocínio da Oi e Correios via Leis de incentivo à cultura do Governo Federal - LEI ROUANET – e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
    A Orchestra Santa Massa se reúne em torno da obra de Luiz Gonzaga, numa série de versões livres de alguns dos seus grandes sucessos acrescidos de beatsfortes e dançantes. O baile une música eletrônica à ritmos populares brasileiros, com temas clássicos como “Forró no escuro”, “Pagode russo”, “Dezessete e setecentos”, além de remixes ao vivo com a banda tocando sob a voz de Gonzagão sampleada. Sua formação é eclética por definição, do guitarrista Fábio Trummer ao cantor/rabequeiro Maciel Salu, passando por Isaar França, o percussionista Jam da Silva e, completando o time, o DJ Dolores. No apoio, a sanfona de André Julião, o baixo de Yuri Queiroga e a participação da cantora Ana Cañas.
    A música da Morbo y Mambo preza por boas misturas: rock, afrobeat, groove, free-jazz. Ao mesmo tempo em que se apoiam em um dub bem arrastado, a banda promove jornadas pelo funk e beira o kraut rock, sempre deixando um flashback psicodélico. A banda argentina é dona de uma das performances mais poderosas da cena emergente atual e, baseadas em um grande conhecimento musical, geram um espaço sonoro onde não falta lugar para o vôo e a improvisação. Maxi Russo (trombone), Fermín Echeveste (trumpete), Mateo González Aguilar (bateria), Manuel González Aguilar (baixo), Carla Flores (guitarra e, raramente, voz), Fer Barrey (percussão) e Mauro Alberelli (sintetizador e KP3) vem do charmoso bairro portenho de San Telmo para apresentar o repertório do álbum “Handleness”, com participal do cantor Curumin.

    SERVIÇO
    MORBO Y MAMBO (ARGENTINA) E SANTA MASSA (RECIFE), COM PARTICIPAÇÃO DE ANA CAÑAS E CURUMIN
    Data: 13 de outubro de 2012, sábado
    Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)
    Informações e venda de ingressos: www.fundicaoprogresso.com.br
    Abertura da casa: 22h
    Início do show: 23h
    Capacidade: 1.500 pessoas
    Tel para informações: (21) 2220-5070
    E-mail: contato@fundicaoprogresso.com.br
    Classificação etária: 18 anos
    Preços: 15,00 (meia*) ou 30,00 (inteira)
    *Meia entrada para estudantes, idosos, menores de 21 anos, assinantes do jornal O Globo, clientes "Pós Pago TIM" ou quem trouxer a doação de 1Kg de alimento não perecível
    Pontos de Venda: Bilheterias da Fundição Progresso – De segunda a sexta, das 12h às 14 e das 15h às 20h ou sábados (somente em dias de show) a partir das 12h; Lojas South (Barra Shopping, Ilha Plaza, Nova América, Shopping Tijuca, Plaza Niterói e Méier), Banco de Areia (Rio Sul) e Casa do Atleta (Alcântara e Niterói)
     Formas de Pagamento: Dinheiro (pontos de venda e bilheteria) ou cartões de crédito (somente pelo site)
    Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais e cadeirantes.
    Estacionamento próximo: Catedral – acesso pela Avenida Paraguai sentido Zona Sul.


     3 TEMORES: EMICIDA, PROJOTA E RASHID FAZEM TURNÊ PELO BRASIL
    Celebrando os 100 anos da construção do prédio da Fundição Progresso e 30 anos do movimento cultural que a fundou, a grande arena da casa receve três dos nomes mais importantes da cena de rap atual do Brasil. Duvida? Então pode comemorar. Os rappers Emicida, Projota e Rashid chegam à Lapa no dia 12 de outubro, sexta-feira, com a turnê 3 TEMORES.
    FOCO NO RAP E INSPIRAÇÃO NO SAMBA - Em 1995, os sambistas Bezerra da Silva, Moreira da Silva e Dicró se juntaram para a apresentação do show Bezerra, Moreira e Dicró - Os 3 Malandros In Concert, uma paródia ao show dos três tenores, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. O show virou disco e hoje inspira Emicida, Projota e Rashid, que resolveram dar o nome de 3 TEMORES para a formação que balançou a estrutura do Estúdio Emme em agosto de 2011 e agora ganha o Brasil.
    Emicida, Projota e Rashid se conheceram por volta do ano 2006 em batalhas de freestyle. Quando descobriram que além de morar todos na zona norte tinham mais alguma coisa em comum, o amor pelo rap, criaram em 2007 a Na Humilde Crew, confeccionaram as disputadas camisetas com a frase “Na Humilde” e fortaleceram seus trabalhos artísticos individualmente, mas com a filosofia da crew. Após os três rappers se destacarem nos mais importantes torneios de freestyle (rimas de improviso), o primeiro a ganhar reconhecimento na imprensa e passar a lotar casas de shows no Brasil com seu trabalho autoral e até fora do país foi Emicida. Em seguida, Projota gravou suas mixtapes, lançou clipes e também se tornou forte na cena, arrastando multidões em shows históricos. E então, Rashid também ganhou destaque com EPs e aparições na mídia, propagandas na TV e hoje se apresenta em todo o país.
    EMICIDA – Surgiu no cenário rap em 2006 o MC sentiu a necessidade de dar um passo maior em sua carreira, quando, em 2008, lançou o single “Triunfo”. Em 2009, lançou a mixtape “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro Por Comida Até Que Eu Cheguei Longe”, a mixtape mais comentada e vendida do rap brasileiro. A partir daí, foi destaque nos principais veículos de comunicação brasileiros. Em 2010, se consagrou com a mixtape “Emicidio”. Em 2011, o rapper  fez  turnê pelos Estados Unidos, se apresentou no festival Coachella, gravou o EP “Doozicabraba e a Revolução Silenciosa” em Nova Iorque com os produtores K Salaam & Beatnick, participou de festivais brasileiros como o Lupaluna (Curitiba), Festival Coquetel Molotov (Recife) e o Urban Music Festival (São Paulo). No Sunset no Rock In Rio 2011 se apresentou ao lado de Martinho da Vila e Cidade Negra e representou o rap nacional no SWU.
    Emicida levou as premiações do VMB 2011 com o melhor videoclipe e como o artista do ano e no mesmo ano também ganhou o troféu de melhor CD de música popular pelo Prêmio Bravo de Cultura.
    PROJOTA - Autodidata, iniciou seus passos na música aos 12 anos. Em 2006, Projota ingressou pela primeira vez em uma batalha de MC’s. Conseguiu vencer por quatro vezes a Batalha do Santa Cruz, três a Rinha dos MC's e chegou a final da Liga dos MC’s de 2007, o evento mais tradicional do estilo no país. O rapper fez uma participação no documentário “Freestyle: um estilo de vida” (Pedro Gomes). Entre as principais músicas gravadas por Projota entre 2006 e 2008 estão, "Ela", "Avoadão” e “Eu Canto". Em 2008, Projota lançou a música “Acabou”. Postada por um fã no Youtube, o vídeo possui mais de 1 milhão de visualizações. Seu primeiro EP (Carta aos Meus) foi lançado em novembro de 2009. Em setembro de 2010, ele lançou a mixtape “Projeção”. Depois de colocar nas ruas a mixtape “Não há lugar melhor no mundo que o Nosso Lugar” e o EP de músicas relacionadas ao universo feminino “Projeção Pra Elas”, o rapper gravou seu primeiro DVD, em Curitiba, com produção e direção da Pexera Produções e público de mais de 4 mil pessoas. O lançamento será em abril de 2012 e ainda em março ele lança o clipe de uma das músicas do DVD.
    RASHID - Michel Dias Costa, mais conhecido como MC Rashid, teve seu primeiro contato com o rap aos 12 anos de idade. Depois de fazer parte de dois grupos formados por amigos – Projota era um deles - ele adquiriu prática e ficou mais fácil compor. Aos 16 anos Rashid já participava de batalhas de Freestyle, improvisando versos e chamando a atenção de MCs mais experientes. A consequência foi a conquista de títulos nas duas batalhas de rimas mais conceituadas e conhecidas do Brasil, a Batalha do Santa Cruz – (organizada pela Afrika Kids Crew) e a Rinha dos MCs (organizada por Criolo e DJ Dan Dan). O rapper também participou da edição nacional de 2007 da Liga dos MCs, e, no mesmo ano, gravou a convite de Pedro Gomes o documentário “Freestye: um estilo de vida”. Em 2008 participou de uma faixa do álbum de Kamau (Non Ducor Duco – Plano Áudio). Em 2010 lançou o primeiro EP, “Hora de Acordar”, com participação de Marechal, Rael da Rima e Projota. Ainda em 2010, Rashid gravou uma vinheta temática para a SporTV, referente ao Novo Basquete Brasil (NBB), e figurou em uma campanha publicitária do Bradesco; lançou duas coleções de camisetas em parceria com a marca de roupas Muro. A relação com a moda hip hop lhe rendeu uma participação em um editorial de moda para a revista Serafina (Folha de S. Paulo). A consagração veio em 2011, com a mixtape “Dádiva & Dívida”. No dia 21 de março de 2012 o rapper lançará sua nova mixtape: “Que Assim Seja”.
    O projeto "100 anos de Fundição, 30 de Progresso" tem patrocínio da TIM via Lei de Incentivo 'a Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

    SERVIÇO
    3 TEMORES: EMICIDA, PROJOTA E RASHID
    Data: 12 de outubro de 2012, sexta-feira
    Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)
    Informações e venda de ingressos: www.fundicaoprogresso.com.br
    Abertura da casa: 22h
    Início do show: 23h
    Capacidade: 4.000 pessoas
    Tel para informações: (21) 2220-5070
    E-mail: contato@fundicaoprogresso.com.br
    Classificação etária: 18 anos
    Vendas antecipadas: 30,00 (meia*) ou 60,00 (inteira)
    Na hora: 35,00 (meia*) ou 70,00 (inteira)
    *Meia entrada para estudantes, idosos, menores de 21 anos, assinantes do jornal O Globo, clientes "Pós Pago TIM" ou quem trouxer a doação de 1Kg de alimento não perecível
    Pontos de Venda: Bilheterias da Fundição Progresso – De segunda a sexta, das 12h às 14 e das 15h às 20h ou sábados (somente em dias de show) a partir das 12h; Lojas South (Barra Shopping, Ilha Plaza, Nova América, Shopping Tijuca, Plaza Niterói e Méier), Banco de Areia (Rio Sul) e Casa do Atleta (Alcântara e Niterói)
     Formas de Pagamento: Dinheiro (pontos de venda e bilheteria) ou cartões de crédito (somente pelo site)
    Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais e cadeirantes.
    Estacionamento próximo: Catedral – acesso pela Avenida Paraguai sentido Zona Sul.


     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!