NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
FILHOS DA ÁGUIA CELEBRA FORMATURA DE 250 PARTICIPANTES DO PROJETO ÁGUIA ENSINA COM EVENTO NA QUADRA DA PORTELA
Redação em 13 de Janeiro de 2026
Encerramento das oficinas terá apresentações artísticas, exposições, vídeos e shows da Velha Guarda da Portela e da escola mirim
No dia 18 de janeiro (domingo), a partir das 13h, a escola mirim Filhos da Águia da Portela promove uma grande celebração de encerramento do projeto Águia Ensina, com entrada franca e aberta ao público na quadra da Portela, em Oswaldo Cruz. O evento marca a conclusão das oficinas culturais oferecidas gratuitamente ao longo de 2025 e reunirá apresentações artísticas, exposições, vídeos e um aperitivo do que será o desfile da agremiação no Carnaval 2026. A programação termina em grande estilo, com shows da Velha Guarda da Portela e da bateria mirim da Filhos da Águia.
Lançado oficialmente em 2025, com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e Secretaria Municipal de Cultura, e das empresas SulAmérica e Rede D'Or, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, o projeto Águia Ensina consolidou a vocação da Filhos da Águia como espaço de formação artística e cidadã para crianças, jovens e adultos, com foco na cultura carnavalesca e na educação popular. Foram oferecidas oficinas gratuitas de Percussão (8 a 17 anos), Canto (a partir de 8 anos), Expressão Corporal – Passista (6 a 14 anos), Fotografia (12 a 17 anos), Corte e Costura (a partir de 18 anos), Confecção de Adereços (a partir de 14 anos) e Capacitação Profissional (a partir de 18 anos), todas voltadas para iniciantes. As três últimas oficinas foram incorporadas ao projeto nesta edição, ampliando sua grade e impactando diretamente cerca de 250 participantes ao longo de sete meses.
Durante o processo formativo, os alunos mergulharam nos temas do desfile de 2026 da Filhos da Águia, cujo enredo será "Carta à Terra", inspirado no documento homônimo que apresenta os princípios e valores das 17 ODS da ONU. Sustentabilidade, reciclagem de materiais, consciência ambiental e valorização do samba como patrimônio imaterial nortearam o trabalho pedagógico das turmas, com orientação de oficineiros da região. "O projeto nasceu do desejo de transformar vidas através da cultura e de preparar o futuro da nossa escola. A formação que oferecemos aqui tem reflexo direto na maneira como o jovem portelense se conecta com sua história e com o mundo", destaca Celso Soares, presidente da Filhos da Águia desde 2014.
Apadrinhada por Marisa Monte e Paulinho da Viola, a escola mirim Filhos da Águia da Portela foi fundada em 2001 com o objetivo de transmitir às novas gerações os valores, a história e a paixão pelo samba da tradicional agremiação de Oswaldo Cruz. "Hoje, quem passa pela nossa escola mirim conhece a história da Portela mais do que gerações anteriores. Isso é legado!", diz Celso.
Programação:
13:30 Abertura dos portões
14:00 Apresentação dos protótipos
14:30 Show Apresentação Filhos da Águia
15:15 Apresentação do projeto
16:30 Show Velha Guarda da Portela
18H Encerramento
Serviço:

