NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Fanfarra Os Siderais encerra no Honk Rio projeto que comemora quinze anos de existência com grande encontro de coletivos musicais
Redação em 19 de Novembro de 2025
Projeto resgata trajetória musical e de apoio a causas sociais e ecológicas que é marca do grupo
Brass band carioca que ajudou a trazer o Honk Festival para o Brasil se apresentou em diferentes pontos do Rio de Janeiro em parceria diversas comunidades e pautas nos últimos meses
Precursores do neofanfarrismo no Brasil, Os Siderais completaram quinze anos de estrada no ano de 2024. E como parte das comemorações, o grupo realizou nos últimos meses diversos eventos com parceiros de causas que sempre estiveram presentes nas ações da banda e que são representativos de suas comunidades ou das causas que defendem. Além das apresentações musicais, os encontros, que contaram com pequenos debates educativos sobre os trabalhos sociais dos grupos parceiros, vão terminar no próximo sábado (22/11) a partir das 16h na Fundição Progresso com uma grande apresentação de encerramento juntando 5 coletivos do projeto. O evento é gratuito.
“Os Siderais nasceram na rua e continuam pertencendo a ela. Ao longo desses 16 anos, já atravessamos comunidades, praças, museus, festivais e diversos cantos do mundo, sempre levando o ativismo, a música, o afeto e o amor”, analisa Juba, ou Juliano Pires, fundador dos Siderais e diretor do Honk Rio. “Cada uma dessas apresentações virou uma história para contar. Cada território deixou um pedaço na banda. Cada parceiro ajudou a ampliar esse universo. Continuamos em movimento, reinventando o caminho e ocupando a rua com arte”, conclui.
Juba destacou e frisou ainda que será um grande prazer e algo muito marcante encerrar o projeto durante a próxima edição do Honk, que começa nesta quarta-feira (19/11).
O apoio a causas sociais e ecológicas é uma das marcas da banda, que no projeto atuou em parceria com cinco coletivos: o Bloco Império Colonial (bloco dos pacientes psiquiátricos do Museu Bispo do Rosário),da Colônia Juliano Moreira; junto com a Favela Brass, na Horta Comunitária do Morro dos Prazeres; junto ao Raízes em Movimento, coletivo de ações sociais do Complexo do Alemão; junto com a Aldeia Maracanã, coletivo indígena.
Os Siderais é uma fanfarra fundada no ano de 2009 na cidade do Rio de Janeiro. É um dos grupos precursores do movimento do neofanfarrismo no Brasil e durante seus 16 anos de existência usou sua música e arte como proposta de interação, ocupação cultural dos espaços públicos e provocar a transformação da sociedade através da arte. Atualmente, tem onze integrantes. Seu repertório está focado em composições autorais mas também inclui uma grande pesquisa de movimentos e diversos gêneros da música brasileira e mundial.
Com uma performance interativa e circense agrega e agrada ao público de todas as idades, desde crianças até idosos, passando pelos jovens e adultos.
Consolidou-se como uma das mais influentes brassbands brasileiras. Foi a primeira fanfarra
da América Latina a ser convidada a ir ao Honk Festival - Festival Internacional de Brassbands (Fanfarras) Ativistas, nos EUA.
É a fanfarra responsável por trazer o Festival Honk para o Brasil e começar, em 2015, o Honk Rio, o maior e mais longevo festival de brass bands do Brasil, sendo a todo ano uma das fanfarras anfitriãs do festival. O evento reúne em média 40 bandas de vários estados e nacionalidades que por cinco dias realizam diversas atividades de intercâmbio e tocam gratuitamente nas ruas de diferentes bairros do Rio de Janeiro.
Desde seu surgimento, acredita na arte como forma de transformação social e ecológica de nossa sociedade para um mundo melhor e mais justo. Sempre apoia causas sociais, participando de projetos, realizando oficinas e atividades para crianças, fazendo shows beneficentes ou participando de atos de apoio a movimentos sociais.
Este projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
Os Siderais (O Último Encontro) no Honk Rio
Data: 22/11/2025
Local: Fundição Progresso (Teatro dos Anônimos)
Endereço: Rua dos Arcos, 24 a 50 - Lapa
Horário: 16h
Gratuito
Saiba mais:
https://www.instagram.com/p/DRNciumEXoH/?img_index=1&igsh=MTg0NnhvaWFuc2xvZA==

