NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Exposição conta história de Zeca da Cuíca
Lucia Mello em 02 de Fevereiro de 2011
Funcionário da Comlurb que tocou com grandes nomes da MPB inaugura amanhã, dia 3 de fevereiro de 2011 no Galpão das Artes da Comlurb , a exposição "Zeca: 60 Anos de Cuíca". A mostra reúne imagens fotográficas da carreira e da vida de José de Oliveira, o Zeca da Cuíca, funcionário da Comlurb que acompanhou grandes nomes da música popular brasileira. Zeca, é considerado um dos grandes nomes da música e do carnaval carioca. O espaço contará também com a transmissão de imagens e entrevistas, um estande interativo para o público tocar cuíca, além da exposição de troféus e medalhas do instrumentista.
Na noite de abertura, Zeca se apresentará numa animada roda de samba. Aos 77 anos, ele é ainda um músico atuante, participa de shows, gravações e é integrante da Velha Guarda da Escola de Samba Estácio de Sá, pela qual recebeu o Estandarte de Ouro, quando ainda se chamava Unidos de São Carlos.
O artista entrou no quadro funcional da Comlurb em 1963 como gari, passou a exercer funções administrativas a partir de 1974, e está atualmente aposentado. Zeca, porém, continua participando do Coral Amador da Comlurb. Essa foi a forma que a companhia encontrou para homenagear o artista talentoso e de retribuir tantos anos de dedicação. O instrumentista está à frente de uma extensa família, sendo grande exemplo também de pai, avô e cidadão.