NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Evelyn Bastos leva samba e carnaval à Argentina em desfile e workshop
Redação em 14 de Agosto de 2025
Rainha dentro e fora da Sapucaí, a carioca também vai oferecer em Córdoba seu famoso workshop Quadril de Mola
Evelyn Bastos, uma das mais importantes e reconhecidas personalidades do Carnaval do Rio de Janeiro, aterrissa na próxima sexta-feira (15/8) na Argentina. A diretora Cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira chega a Córdoba para participar de mais uma edição internacional de seu famoso workshop Quadril de Mola (que ministrou recentemente na Austrália) e para participar do tradicional desfile de Carnaval de inverno da região argentina.
“É mais que um prazer levar o samba para a Argentina. É um ato de reverência e de celebração em todos os cantos do mundo”, avalia a historiadora. “A pulsação do Rio Carnaval, esse patrimônio vivo, traduz a alma brasileira. Cada passo, toque, canto que atravessa fronteiras carrega o eco das ladeiras, dos terreiros, das rodas de samba, das vozes que cantam a vida com poesia e coragem", diz.
Ao falar desta nova viagem e oportunidade de troca, Evelyn lembra que ao levar essa energia, a técnica da dança e grandeza “(...) carrego também a história de um povo que transformou dor em arte, luta em beleza e celebração em identidade”, conclui.
Evelyn atua em diversas frentes do carnaval. Em de abril de 2025, ela esteve na Austrália para uma turnê.
*Sobre Evelyn Bastos:*
Evelyn é licenciada e bacharelanda em História, professora de História e de Educação Física, gestora de Projetos socioculturais, técnica administrativa, empreendedora, ativista social e militante pelo direito das mulheres. Estuda questões de gênero, raça e classe. É pesquisadora do samba e de suas origens.
Desfilou pela primeira vez aos 4 anos de idade na escola mirim Mangueira do Amanhã, sendo Rainha mirim em 2004. Aos 11 anos, tornou-se a mais jovem passista da história a desfilar pela Mangueira. Com 15 anos, tornou-se musa da escola.
Foi a musa do carnaval do RJ em 2012, promovida pelo programa Caldeirão do Huck. Foi a Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro, aos 19, compondo a corte Momesca e desde 2014, é a Rainha de Bateria da Mangueira.
Quase três décadas após o reinado da sua mãe, Valéria Bastos, ela está à frente da mesma bateria. Sua avó, foi uma mãe de santo muito conhecida no Morro da Mangueira e desfilou como baiana da agremiação por 60 anos, começando aos 20 anos de idade.
Evelyn já esteve em diversos países de continentes representando o samba e a cultura brasileiras. Formou centenas de pessoas no Brasil e no mundo.
Em 2023, levou o Estandarte de Ouro como “Destaque do Público” por sua atuação na Marquês de Sapucaí. Possui dezenas de premiações de reconhecimento por sua trajetória na defesa do samba e na defesa de causas coletivas.
*Assessoria de imprensa:*
Renata Rodrigues
(21)980382376