NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Estácio de Sá lança seu enredo e apresenta a equipe para o carnaval 2024

    Redação em 13 de Maio de 2023

     No dia 13 de maio, durante a Feijoada do Leão, a vermelho e branco do morro de São Carlos anunciou seu enredo e apresentou a sua equipe para o próximo carnaval. A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Jorge Caetano e da banda Swing Carioca e, também, contou com a presença das coirmãs Unidos de Padre Miguel e Portela.

        O enredo “Chão de Devoção: Orgulho Ancestral”, será desenvolvido pelos carnavalescos Mauro Leite e Marcus Paulo.

        A explanação do enredo e entrega da sinopse ocorrerá no dia 16 de maio, às 19h30, na quadra da escola.

    Apresentação do Enredo:

        A Estácio de Sá, consciente do seu papel sociocultural, procura evidenciar a cultura do povo preto em um espaço de resistência, a favor do mínimo de dignidade humana e da legitimação de origens e traços culturais, extremamente, rico e diverso e as religiões de matriz africana que desempenham um papel fundamental na sua expressão.

        E foi com a chegada desse povo, da região congo-angolana, em terras brasileiras que a magia africana se infiltrou nesse solo, criando raízes profundas carregadas de fé, cultura e arte mostrando o poder do renascimento e da transformação. Essa força e magia vieram guardadas no coração dessas mulheres, pretas mães, nossas mães, tias, avós, nossas bases. Não foi nada fácil e, ainda hoje, não é!

        O apagamento das histórias e identidades dos pretos e pretas escravizados no Brasil é um fenômeno que ocorreu ao longo de séculos e que tem consequências até os dias atuais. Mas, o nosso povo afro, estrategicamente, criou formas de praticarem suas culturas, sua fé e sua culinária natal. Plantaram suas sementes e, mesmo num solo adverso, puderam florir entre dores e lágrimas. E tem até hoje suas histórias mantidas pela oralidade.

        A Primeira Escola de Samba do Brasil vem de forma poética numa livre adaptação artística, e, também, baseado em lendas e em ricos relatos, através desse enredo, dar visibilidade as mulheres pretas guerreiras, que aqui serão “chamadas” com seus possíveis nomes de suas terras natais, ainda livres dos horrores que mais tarde as assolariam. As meninas “Kianda e Mwana ya sanza”, Cambinda e Maria Conga, respectivamente, e as estratégias por elas, e, por seus pares, utilizadas em favor da propagação de suas culturas, artes, saberes e suas espiritualidades contra a invisibilidade de suas histórias.

        Por fim, cabe salientar que a Estácio tem a clara intenção de combater o apagamento cultural causado por preconceitos estruturais contra tudo que venha do povo afro-brasileiro e a agremiação entende que isso inclui aprender sobre a história das nossas irmãs e dos nossos irmãos vindos de regiões da África, cuja, cultura culminou em solo brasileiro em diáspora africana.

    A equipe para o carnaval 2024:

        O Berço do Samba apresentou um pacotão de novos integrantes para o carnaval 2024.

        A porta-bandeira Thaís Romi fará par com Feliciano Junior na defesa do primeiro pavilhão da agremiação. Marcus Paulo será a dupla de Mauro Leite no desenvolvimento do enredo “Chão de Devoção: Orgulho Ancestral”. A Comissão de Harmonia será composta por Alexandre Bombado, Eugênio Felipe e Yuri Maia. O Departamento de Carnaval terá o retorno de Julinho Fonseca e a chegada de Alexandre de Moraes, além de Mario Mattos e Edvaldo Fonseca que já estavam no cargo no último carnaval. A Ala de Passistas ficará sob a responsabilidade de Valci Pelé, Taís Luiza, Dony e Avelino Souza.

        Visando reforçar o setor musical da agremiação, a escola anunciou a chegada de Hugo Bruno como Diretor Musical e Charles Silva como intérprete, que fará dupla com Tinganá.

        Confira a ficha técnica da primeira escola de samba do Brasil:

    FICHA TÉCNICA - 2024

    Presidente: Edson Marinho

    Vice-presidente: Jorge Xavier

    Presidente de Honra: Alex Bezerra

    Administração: Cristiano Santos

    Direção de Carnaval: Mario Mattos, Edvaldo Fonseca, Alexandre de Moraes e Julinho Fonseca

    Carnavalescos: Mauro Leite e Marcus Paulo

    Direção Geral de Harmonia: Eugênio Felipe, Alexandre Bombado e Yuri Maia

    Diretor Musical: Hugo Bruno

    Intérpretes: Alessandro Tiganá e Charles Silva

    Mestre de Bateria: Chuvisco

    Rainha da Bateria Medalha de Ouro: Nathalia Hino

    1° Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Feliciano Junior e Thais Romi

    2° Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Thuan Matheus e Crislane Santos

    Coreógrafa da Comissão de Frente e dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira: Ariadne Lax

    Presidente da Velha Guarda: Marli Monteiro

    Presidente da Ala de Baianas: Tia Maria Luísa

    Direção do Departamento Feminino: Marli Mattos

    Departamento Cultural: Filipe Medrado

    Presidente da Ala de Compositores: Alexandre Naval

    Direção da Ala de Passistas: Valci Pelé, Taís Luiza, Avelino Souza e Dony

    Direção de Destaques: Soca

    Assessoria de Imprensa: Wesley Teixeira

    Captação de Recursos: Fabiana Amorim, Bruno Tenório e João do Bem

    Comunicação e Gestão de Mídias Sociais: Márcio Dias

    Departamento Jurídico: Murilo Marques e Kayke Domingos




ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!