NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Escola de samba mirim e EcoModa apresentam projeto do primeiro desfile de carnaval sustentável da história do sambódromo
Lucia Mello em 10 de Dezembro de 2014
Parceria entre a Petizes da Penha e programa da Secretaria de Estado do Ambiente vai vestir 1000 crianças com fantasias feitas com material reciclado
A Escola de Samba mirim Petizes da Penha vai levar sustentabilidade, no conceito e na prática, para a Marquês de Sapucaí, na terça-feira de carnaval. A agremiação vai contar a história da Vila da Penha, destacando a importância dos imigrantes de outros estados. No próximo sábado (13/12) será realizada a festa de apresentação dos protótipos das fantasias, confeccionadas com material reciclado. O reaproveitamento é um recurso cada vez mais presente nos desfiles de carnaval. O projeto da Petizes, ainda assim, é inédito: cada uma das dezesseis alas – além das duas alegorias – foi concebida sob o conceito de aproveitamento total.
A diversão será potencializada no segundo setor do desfile com festas populares e a lembrança ao Parque Shangai, fundado em 1919. Uma das mais irreverentes fantasias entre as que serão apresentadas neste sábado, a ala ‘Parque do Dragão’ pede interação coordenada e transforma o conjunto de carrinhos de bate-bate confeccionados com caixas de papelão em um imenso dragão – com as cabeças feitas em isopor e papel marche.
Inspirada na mulata Globeleza, a fantasia das passistas será confeccionada com macacão em patchwork, colar de fuxicos de CD, peruca de tranças de malhas diversas, saia godê em tiras de malha sobre calça legging em malha, cinturão de CDs e fundo de latinha, bojo de CDs e pedras, mangas de fundo de latinha, punhos de PET e acetato, colar de PET e acetato, cabeça de tranças de lacres de latinha, CD e tubo de linha.
O responsável pela comissão de carnaval é Almir França, coordenador do EcoModa, projeto da Secretaria Estadual do Ambiente, que capacita alunos na área de moda sustentável e transforma retalhos de todos os tipos de tecidos e materiais em novas roupas e acessórios. Os quatorze núcleos do EcoModa estão envolvidos na realização do desfile, que servirá como um trabalho de conclusão de curso. Além disso, professores e alunos do projeto estão em intercâmbio com as crianças da Petizes, para que a mensagem da sustentabilidade não se esgote na quarta-de-cinzas.

