NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba
Redação em 10 de Novembro de 2025
EVENTO DE PROTAGONISMO FEMININO, INCLUSIVO E CULTURAL, "ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE MULHERES NA RODA DE SAMBA", TRAZ DIVERSIDADE MUSICAL, 6 HORAS DE SAMBA E UMA FEIRA DE MULHERES EMPREENDEDORAS, MODA E ARTESANATO PARA TODAS AS IDADES E PÚBLICOS EM SUA OITAVA EDIÇÃO.
No dia 22 de novembro de 2025, um sábado, o Renascença Clube, no Andaraí, se transformará no palco de um evento único e abrangente, a oitava edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba. Com a premissa de promover o protagonismo feminino, a inclusão e a diversidade cultural, o evento tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. A produção e direção está a cargo da Orum e Ritmiza Produções em parceria com Odoyá Produções.
O Encontro Nacional e Internacional das Mulheres na Roda de Samba é um evento anual que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018. Desde então, o evento homenageou grandes nomes do samba, como Beth Carvalho (2018), Leci Brandão (2019), Elza Soares (2020), Alcione (2021), Tia Surica (2022), Teresa Cristina (2023), e Áurea Martins e Clementina de Jesus (2024). Em 2025, será a vez de Nilze Carvalho e a "Dama do Samba", Dona Ivone Lara (in memoriam) ser celebradas. Organizado pelo Movimento das Mulheres na Roda de Samba e idealizado pela cantora Dorina, o projeto reúne rodas de samba femininas e acolhe cantoras e instrumentistas de diversas regiões do Brasil e do exterior.
A iniciativa estabelece uma rede de apoio entre essas artistas ampliando a visibilidade da força feminina no samba. Neste ano, no dia 22 de novembro, o evento será realizado concomitantemente em 25 cidades. No Rio, vai reunir mais de 100 mulheres, incluindo cantoras, compositoras, produtoras, assistentes e instrumentistas, que prometem seis horas de batucada no Renascença Clube, a partir das 15h.
Sob a apresentação da cantora e jornalista Bia Aparecida, com direção musical de Ana Paula Cruz e Roberta Nistra, o evento contará com a presença da ilustre homenageada Nilze Carvalho, além de renomadas cantoras como Ana Costa, Andre Dutra, Dayse do Banjo, Lu Oliveira, Patricia Mellodi, Lazir Sinval, Dorina, entre outras. Também se apresentarão grupos como Herdeiras do Samba, Matriarcas do Samba e Mulheres da Pequena África, e haverá a inclusão com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade e diversidade na celebração.
Dorina, idealizadora do movimento e sambista, revela que, desde os primeiros encontros, percebeu que muitas mulheres desejavam participar, mas não sabiam tocar instrumentos ou se apresentar no samba.
— A mulher é uma força criativa gigante - e está na hora de todo mundo reconhecer isso. Chegamos à oitava edição desse movimento lindo que, além de celebrar o samba, também oferece oficinas gratuitas pra quem quer aprender mais: tem partido-alto com Gabriezinho do Irajá e pandeiro com Mari Araujo. Hoje, já somos quase cinco mil mulheres envolvidas, descobrindo habilidades que estavam só esperando uma chance pra brilhar. — destaca a sambista e idealizadora.
OFICINA DE PANDEIRO com Mari Araujo
03, 10, 17 e 24/11 das 19h às 20h
Casa do Pandeiro (Travessa do Ouvidor, 36 - Centro - Rio de Janeiro, RJ)

