NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
ENCONTRO DO QUESITO HARMONIA FOI UM SUCESSO , COM ENSINAMENTOS E MUITA EMOÇÃO
Lucia Mello em 01 de Novembro de 2011
Encontro de dirigentes mangueierenses e portelenses também tiveram momentos de descontração
Numa bela tarde do último sábado (29), a sede da Portelinha recebeu alguma da figuras emblemáticas do carnaval do Rio de Janeiro para um bate-papo sobre o maior espetáculo da terra. O primeiro encontro do Quesito Harmonia foi um grande sucesso. Num momento histórico onde puderam duas das maiores forças do carnaval carioca, Portela e Mangueira trocaram ideais sobre os desfiles do passado e de hoje. Na mesa estavam o ex- presidente da Mangueira, Álvaro Caetano, (Alvinho), o Engenheiro da Liesa, Edson Marcos, O diretor de carnaval da Liesa,Elmo José dos Santos que conduziu a palestra, o diretor geral de Harmonia da Portela, Marcelo Jacob,o coordenador de carnaval da Portela, Alex Fab e presidente da Portela, Nilo Mendes Figueiredo que abriu o evento com um discurso emocionado falando da amizade , cumplicidade e respeito das co-irmãs Portela e Mangueira.
Ministrando a palestra, Elmo José dos Santos explicou passo a passo num telão , como que se produz um desfile de uma escola de samba. Desde a entrega da Sinopse ao dia do desfile e as grandes armadilhas que a Marques de Sapucaí , reserva para quem não se preparou para desenvolver um trabalho de harmonia dentro de sua agremiação. Elmo citou que este setor é o principal responsável por conduzir a agremiação vitória no sambódromo.
Alvinho, foi além que todas os quesitos chegam na avenida com nota 10. Para o Ex-Dirigente o carnaval se decide nos quesitos, Harmonia, Evolução e conjunto.
- Todos os quesitos têm um ano para ensaiar. são individuais. Estes tres são definidos na avenida. Depende muito do coletivo- afirma Alvinho
Já o engenheiro da Liesa Edson Marcos, explicou que tem que ter muita habilidade para retirar os carros do barracão e colocá-los dentro da avenida. Uma das dificuldades que todos os anos as escolas enfrentam são o joelho na concentração e setor de dispersão .

