NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Embaixadores da Alegria terá o Sol como enredo para o Carnaval 2011
Lucia Mello em 15 de Dezembro de 2010
A Embaixadores da Alegria, primeira escola de samba, do mundo, totalmente voltada para pessoas com deficiência já definiu o seu enredo para o Carnaval 2001. A agremiação vem fazendo história no samba, pela segunda vez consecutiva, vai abrir o desfile das campeãs, na Marquês da Sapucaí, com o enredo "O Dol é luz, luz é vida, Embaixadores ilumina a Avenida".
Com este enredo, a Embaixadores vai falar sobre o sol, o astro-rei que nasce para todos e traz vida, saúde e alegria. Além de iluminar as mentes e curar os doentes. A comissão de carnaval composta por artistas plásticos e diretores de arte da escola de samba-mirim, Pimpolhos da Grande Rio, juntamente com a comissão de carnaval da escola Embaixadores da Alegria, não deixaram de se preocupar, no enredo, com os efeitos nocivos do sol e a importância do protetor solar; no combate ao câncer de pele. A adoração do sol, como divindade, é o aspecto central de grandes civilizações como os Incas, Maias e os Aztecas.
A escolha do samba está prevista para janeiro com a participação do júri técnico formado pela Escola de Música Villa Lobos.
Para Caio Leitão, um dos diretores-presidente da escola, este carnaval será marcado pelo profissionalismo alcançado durante os quatro anos que os Embaixadores vêm desfilando na Sapucaí.
"Vamos ampliar nossa expressão cultural e a nossa inclusão emocional e social através de um trabalho estritamente profissional. É isso que a escola vem buscando. Trabalhamos sério para as pessoas sorrirem!" afirma Caio Leitão que, para o Carnaval 2011, deseja aumentar ainda mais a qualidade no desfile realizado nos carnavais anteriores.
Entre as inovações para este ano estão: a presença na Avenida da Fina Batucada da Alegria, dirigida pelo Mestre Riko, composta por 99% de integrantes mulheres, sendo que a maioria vem do projeto Fina Batucada, criado pelo mestre Riko, em 1998. O projeto tem por objetivo atingir mulheres que vivem em situação de risco pessoal e social.
A escola se profissionaliza a cada ano e, para o próximo Carnaval, vai trazer dois carros alegóricos com acessibilidade e cerca de 50 profissionais de saúde, todos eles devidamente treinados, para ajudar os deficientes durante o desfile na Avenida. A entrada do 2º carro alegórico, na Marques de Sapucaí, terá dispositivos sensoriais para as pessoas com deficiência experimentarem diversas emoções durante o desfile. Além disso, contaremos com um grande efetivo de especialistas em deficiência, (psicomotricistas, fisioterapeutas, pedagogos, professores de educação física adaptada), que irão compor a nossa harmonia no Carnaval.
Por: Divulgação