Uma das rodas de samba mais badaladas do Rio de Janeiro começa uma nova fase a partir do próximo sábado, dia 25, às 18 horas. A Festa do Samba vai mudar de formato, mas continua no mesmo lugar: o terraço do da Cidade do Samba, na Gamboa. Desta fez, Nego Álvaro e seus "compadres", João Martins e Feyjão, duas revelações da nova geração do samba, celebrarão o momento com muita música e a afetividade, num espaço de 1500m2 . Desta vez o projeto contará ainda com a participação da Portela, fechando a noite com chave de ouro.
Idealizada por Nego Álvaro e Fábio França, a roda de samba, que tem uma vista privilegiada, já contou com diversos artistas do segmento, como Pretinho da Serrinha, Rita Benneditto, Hugo Ojuara, Inácio Rios e Marina Irís, além das agremiações Estação Primeira de Mangueira, Unidos de Vila Isabel e Paraíso do Tuiuti. O evento une a força da roda de samba tradicional à presença marcante de convidados especiais que vivem o espírito do carnaval o ano inteiro.
Segundo o produtor Fábio França, a nova fase da Festa do Samba nasce com o propósito de criar uma experiência sensorial e emocional única, onde cada detalhe desperta pertencimento, alegria e ancestralidade.
"Diferente de outros eventos, aqui o público não apenas assiste — ele vive o samba. Estamos transformando o ambiente em um grande território de afeto, com decoração imersiva, elementos visuais que homenageiam as origens do samba e uma atmosfera que mistura tradição e contemporaneidade. O diferencial está na forma como unimos música, memória e emoção: um espaço onde a ancestralidade se manifesta em cores, aromas, luzes e gestos, e onde a felicidade é o fio condutor de tudo", reflete o produtor.
A Festa do Samba propõe uma celebração que valoriza a ancestralidade do ritmo, mas também abre espaço para a inovação e o frescor de novas vozes e talentos. Tudo isso em um cenário único: o pôr do sol sobre a Cidade Maravilhosa como pano de fundo.
"A Festa do Samba não é só um evento, é uma vivência que convida cada pessoa a se reconhecer nas batidas, nos sorrisos e na energia de uma cultura que pulsa dentro de todos nós", acrescenta França.
Para Fábio França, produzir um evento como a Festa do Samba é um exercício de paixão e precisão, que demora meses para ser desenhado para garantir que o público viva uma experiência autêntica, desde a curadoria dos artistas que representam várias gerações do samba, até a escolha do cenário – o Terraço da Cidade do Samba, com sua vista única da Roda Gigante e da Baía da Guanabara.
"É preciso conexão profunda com a cultura, conversando com compositores veteranos e revelações do gênero, alinhando timbres, repertórios e momentos de encontro no palco para que cada apresentação revele a continuidade viva do samba. Ao mesmo tempo, cuidamos da logística – som, luz, estrutura de público – como quem afina um pandeiro e cada ajuste faz toda a diferença", afirma o idealizador.
Nego Álvaro reforça que essa junção de experiência e juventude é necessária para manter acesa a chama do samba, fazendo com que ele seja perene e valorizado. Ele reforça ainda que o samba passa por um momento de transição, passando o bastão para os mais novos e precisa ser feito de forma gradativa e bem estruturada.
Sobre os convidados
João Martins é cantor e compositor e começou a tocar cavaquinho aos 14 anos, ainda no colégio. Filho do produtor Wanderson Martins, João traz no sangue o samba e a musicalidade carioca. Compositor de grandes sucessos como Lendas da Mata, em parceria com Raul Di Caprio, João Martins já gravou três discos autorais, além de várias outros audiovisuais com parceiros de música, como Luciano Bom Cabelo e Jorge André.
Feyjão é o nome artístico do multiartista Márcio Vinicius Ferreira da Conceição, que foi "adotado" por Regina Casé e ganhou espaço no mundo do samba com sua polivalência musical. Feyjão, que já foi office boy, também já atuou como gritador e cobrador de van na Zona Oeste do Rio. O artista já lançou três álbuns e o mais atual, Passageiro do Bem, conta com participações de Xande de Pilares, Mart'nália e Zeca Pagodinho.
Serviços
25 de outubro, a partir das 18h
Terraço da Cidade do Samba - Rua Rivadávia Corrêa, 60, Gamboa - Rio de Janeiro, RJ
Preço: A partir de R$ 10,00
Ingressos: pelo Sympla