NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
EM CERIMÔNIA PÓSTUMA, ROSA MAGALHÃES RECEBERÁ MEDALHA CHIQUINHA GONZAGA NA PRÓXIMA SEXTA (06/09)
Redação em 04 de Setembro de 2024
Iniciativa do vereador Alexandre Beça, homenagem foi aprovada pela Câmara de Vereadores do Rio um mês antes do falecimento da artista_
Data foi escolhida pela própria carnavalesca, que pediu que solenidade homenageasse também outros 30 profissionais do Carnaval_
Quando soube que receberia da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, a carnavalesca Rosa Magalhães, falecida em 25 de julho último, fez imediatamente um pedido: não queria ser homenageada sozinha. Após escolher a data da cerimônia de entrega do título, Rosa fez, de próprio punho, uma lista com 30 nomes de sambistas e profissionais do Carnaval que ela gostaria de ver homenageados no mesmo dia. E assim será: na próxima sexta-feira, 06 de setembro, às 10h, o plenário da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro vai entregar, em cerimônia póstuma, a medalha a Rosa Magalhães, além de 30 Moções de Agradecimento às personalidades por ela indicadas.
A iniciativa partiu do vereador Alexandre Beça (PSD), que tem como uma das principais frentes de atuação o apoio à cultura e ao Carnaval carioca. O requerimento legislativo de Alexandre Beça foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara em 27 de junho deste ano, um mês antes do falecimento de Rosa Magalhães. A entrega da Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga foi oficializada por meio da Resolução n° 12184/2024.
"Esta cerimônia vai ter a marca da generosidade característica da Rosa Magalhães. Cada homenageado, cada sambista, cada escola que aqui estiver, foi uma indicação dela, foi importante para ela e mantém um pouco do seu legado. A morte da Rosa nos pegou de surpresa e deixou todos muito tristes, mas decidimos manter a entrega dos títulos porque a festa foi organizada como ela queria. Como um legítimo carioca, admirador e defensor do samba e de seus profissionais, eu sempre acreditei que Rosa Magalhães deveria receber todas as honras em vida, por sua contribuição inestimável à nossa cultura", afirma o vereador Alexandre Beça.
*Homenageados e bandeiras* - Entre os 30 nomes indicados por Rosa para receber Moção de Agradecimento estão carnavalescos, escultores, pintores de arte, costureiras e aderecistas, gente que compartilhou com a homenageada momentos importantes ao longo de seus mais de 50 anos de carreira no Carnaval. Entre os nomes que receberão a moção estão o apresentador Milton Cunha, os carnavalescos Leandro Vieira (Imperatriz), João Vitor Araújo (Beija-Flor), Alexandre Louzada (Unidos de Padre Miguel), e ainda Elmo José do Santos (ex-presidente da Estação Primeira de Mangueira), o comerciante Chiquinho do Babado e Carlos Reis, destaque de luxo da Portela.
A cerimônia póstuma contará com as bandeiras das doze escolas de samba do Rio de Janeiro em que Rosa Magalhães trabalhou em seus mais de 50 anos de carreira: Beija-Flor, Portela, Império Serrano, Tradição, Estácio de Sá, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha do Governador, Unidos de Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, São Clemente e Paraíso do Tuiuti. A carnavalesca permanece como a maior campeã do Sambódromo do Rio de Janeiro, tendo conquistado seis títulos no Grupo Especial, o primeiro em 1994 com a Imperatriz Leopoldinense, e o último em 2013, com a Vila Isabel.