NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Doze composições disputam o festival de samba de raiz na União da Ilha
Lucia Mello em 05 de Novembro de 2009
Vinte e quatro compositores, representando 12 sambas, se inscreveram para disputar o Festival de Samba de Raiz que começa nesta quinta-feira na União da Ilha do Governador. Durante cinco semanas os sambas serão cantados na quadra da escola, e a final está marcada para o dia 3 de dezembro. O presidente da Ala dos Compositores, Joelson Souza, disse que o número de sambas inscritos foi dentro do esperado.
'Nossa Ala tem uma tradição de manter viva a composição, independente da época de disputa de samba enredo. Quando fazíamos as rodas de samba da Ala, sempre aparecia um compositor com uma música inédita', lembra ele, ressaltando que o objetivo do festival é fazer uma grande confraternização entre os compositores.
O Festival de Samba de Raiz é também uma oportunidade para que os poetas da azul, vermelho e branco', possam mostrar que 'tem música e poesia na veia para além da disputa do samba de enredo'. Quem quiser assistir a competição, tem um atrativo a mais. A entrada é franca e as mesas são gratuitas. As apresentações acontecerão todas as quintas-feiras, das 19h às 22h até a grande final no dia 3 de dezembro.
A premiação já está definida. Todo o valor arrecadado com as inscrições dos sambas será repassado aos três sambas finalistas. O 1º lugar fica com 60% do total arrecadado, o 2º com 30% e o 3º lugar com 10%.