NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Destaque da Viradouro, Egili Oliveira se prepara para viajar à Colômbia onde vai internacionalizar o samba e o carnaval

    Redação em 17 de Setembro de 2024

    Sambista está nos Estados Unidos para uma série de palestras e workshops. Junto com outros nomes importantes da folia carioca, a atriz e empreendedora estará no país da América do Sul de 22 a 29 de setembro a convite do Instituto MentoresHub

    A temporada que antecede o carnaval é preenchida com a sequência de workshops que profissionais renomados como Egili Oliveira realizam ao redor do mundo. Destaque performático da Unidos do Viradouro, a sambista, especialista em afrosamba, está nos Estados Unidos para uma série de palestras e workshops sobre a importãncia cultural do ritmo que forja o maior espetáculo da Terra.

    "Todos os anos eu venho para os Estados Unidos cumprir uma agenda já pré-estabelecida há algum tempo, com palestras e workshops em Nova York, California, e outras cidades. Este ano a temporada está um pouco mais curta por conta de um convite irrecusável que tive do Instituto Mentores Hub", comenta a sambista e empreendedora cultural.

    A associação teve um de seus projetos contemplados no edital promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa para a Internacionalização do Carnaval Rio - Colômbia e vai realizar, entre 22 e 29 de setembro, palestras e oficinas de capacitação com renomados profissionais que atuam no Carnaval carioca. Além de Egili, que será responsável pela realização de uma palestra e uma oficina de samba no pé com o método Samba Coração, criado por ela mesma e que é sucesso em suas turnês, integram o time que compartilhará conhecimento em diferentes áreas de atuação, o cantor e compositor Leonardo Bessa, o jornalista Fábio Fabato, o carnavalesco Renato Figueiredo e o enredista Valdo Lima.

    " Todos os anos, muitas cidades da Colômbia celebram um grande número de carnavais e feiras típicas do país, que representam a identidade do povo latino e a riqueza de sua cultura. O Carnaval de Negros e Brancos é uma dessas celebrações. Declarado Patrimônio Cultural da Nação em 2002, é comemorado todos os anos na primeira semana de janeiro em Pasto, uma cidade andina localizada no sudoeste da Colômbia. A festa atrai um grande número de turistas de todos os cantos do país e do exterior. Nossas primeiras ações serão na cidade de San Juan del Pasto, levando potentes profissionais dessa indústria criativa. Iremos celebrar Celebrar o carnaval como um espaço de criatividade, resistência e inclusão", diz Marcelo Caldas, do Instituto MentoresHub.

    As atividades planejadas pelo Instituto acontecerão nas cidades de San Juan del Pasto e Mocoa.

    " É a minha primeira vez na Colômbia e estou realmente ansiosa porque, diferentemente das turnês que faço, vamos ter toda uma construção que vai além das aulas, com palestras e outros profissionais muito gabaritados em suas atividades", diz Egili.

    A partir do dia 26, os profissionais atuarão na cidade de Mocoa, levando nossa energia e alegria para sua população, demonstrando as diversidades culturais e formas locais de produção do carnaval. Dentro da programação do projeto estão, além da oficina de samba no pé, workshops de chapelaria, fantasia, construção de samba-enredo, planejamento e execução de projetos de carnaval e confecção de carros alegóricos.

    Sobre o Instituto MentoresHub

    A Associação de Economia Criativa do Brasil - Instituto MentoresHub, tem como objetivo a capacitação e apoio a artistas e produtores de conteúdo, conectando-os a editais de incentivo nacionais e internacionais. Através da Economia Criativa, promovemos a cultura em sua totalidade, juntando a iniciativa privada e pública, apoiando projetos que impactam positivamente a sociedade, meio ambiente e esporte.



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!