NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Definido o samba de Pernambuco que participará da final da Unidos da Tijuca

    Lucia Mello em 03 de Outubro de 2011

    A Unidos da Tijuca realizou neste sábado, a final de samba-enredo dos participantes de Pernambuco. O vencedor concorrerá com outros três finalistas do Rio, no próximo dia 15. A grande final pernambucana aconteceu no centro histórico de Recife, no Pátio São Pedro, com participação da população.
    Um palco foi montado na praça para a apresentação das composições dos quatro finalistas.
    A avaliação das apresentações ficou por conta do pesquisador, escritor e diretor cultural da Tijuca, Julio Cesar Farias, e de Bruno Tenório, diretor de comunicação e assessor de imprensa da escola.
    Num clima de festa, o povo lotou a praça para torcer por seu samba. Integrantes das escolas de samba Gigante do Samba e Galeria do Ritmo marcaram forte presença para apoiar os compositores de suas comunidades que participavam da disputa.
    Foi feito um sorteio no palco para decidir a ordem de apresentação dos sambas, que tiveram o acompanhamento alternado das baterias das escolas locais. No final, foram anunciadas as colocações dos sambas no concurso, com entrega de troféus.
    Antes de anunciar o resultado, o diretor cultural da Tijuca, Julio Cesar Farias, chamou os compositores ao palco e fez um breve pronunciamento:
    "Em nome da Unidos da Tijuca, escola de samba carioca que represento, venho agradecer a todas as parcerias que participaram do concurso de samba-enredo em homenagem a Luiz Gonzaga. Foram muitas obras de qualidade elaboradas pelos compositores desta terra abençoada, o que tornou a avaliação bastante difícil para chegarmos aos quatro finalistas de hoje. Antes de anunciar o esperado resultado, desde já, parabenizo todos, porque todos os compositores que aqui estão já são vencedores. Mas, infelizmente, como acontece em todo concurso, apenas um vence a disputa. Garanto que não houve nenhuma interferência externa na seleção e na decisão final de hoje. Foram levados em conta critérios técnicos e musicais, como adequação da letra ao enredo proposto e às características da escola, a melodia e a harmonia do samba, dentre outros fatores. Independente do resultado, caso seu samba não tenha conseguido a vitória pela avaliação da comissão julgadora, agora é hora de se unir aos compositores vencedores e torcer por eles, pois eles vão representar esse estado maravilhoso", disse.
    A parceria classifica foi as compositores Belo Xis, Cidinho da Gigante, Wellington do Pandeiro e Nino Flor.
     
    Por: Divulgação 



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!