NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Da Cidade Alta para o mundo: jovem de Cordovil (RJ) conquista título mundial de capoeira em Brasília

    Redação em 30 de Julho de 2025

    Com apenas 14 anos, Hellen Bemvindo, atleta da ONG A Casa de Bambas, supera desafios e se sagra campeã no Volta ao Mundo Bambas


    A jovem Hellen Bemvindo, de 14 anos, moradora da Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ) e atleta da ONG A Casa de Bambas, se sagrou campeã mundial na categoria Juvenil B Feminino durante a 9ª edição do Volta ao Mundo Bambas, realizada em Brasília (DF).


    Aluna do 9º ano do Colégio Alcântara, Hellen encontrou na capoeira um caminho de superação e transformação. Desde os 8 anos treina com o Mestre Jagunço no projeto social A Casa de Bambas, que atua na formação e promoção da cultura afro-brasileira.


    Em 2024, a jovem já havia chegado às seletivas, ficando em 8º lugar. Determinada, seguiu treinando intensamente e, neste ano, após disputar seis jogos na fase classificatória - incluindo vitória por nocaute -, garantiu a vaga na final no palco principal da considerada a maior competição de capoeira do planeta e conquistou o título.


    Além da capoeira, Hellen é atleta oficial da Beach Flip, centro de treinamento especializado em saltos, floreios e acrobacias sob a orientação do Mestre Jader Batmam, e está cursando a formação profissionalizante em Capoeira Educação no Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE), sob orientação do Mestre Ferradura.


    Pertencente a uma família tradicional na capoeira carioca, Hellen é neta do lendário Mestre Touro, consolidando o legado dos Bemvindo. Foi também a única representante da capoeira de cordel na competição, levando o nome da Cidade Alta para o topo do pódio.


    A vitória de Hellen reforça o papel transformador da arte e do esporte nas comunidades, mostrando como a dedicação e o apoio certo podem abrir caminhos e mudar vidas.


    8º Encontro Nacional de Bambas


    De 11 a 13 de julho, o 8º Encontro Nacional de Bambas realizado pela ONG A Casa de Bambas reunirá mestres, capoeiristas, músicos e pesquisadores em uma extensa programação gratuita com rodas de capoeira, oficina de samba de roda, troca de graduações e a emblemática Mostra Musical Mestre Ephrain, que homenageará o Mestre Gegê por meio de uma competição de compositores e inauguração do Museu da Capoeira Mestre Medeiros.


    O ponto alto do encerramento será o tradicional Cortejo de Berimbaus, com saída da Pedra do Sal e chegada ao Museu de Artes do Rio (MAR), seguido por apresentações culturais, roda de mestres e o show do Mestre Toni Vargas, além da já famosa Moqueca do Jagunço, símbolo do espírito comunitário e festivo do evento. Confira a programação completa no Instagram @acasadebambas



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!