NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Corte Real 2026: definidos os finalistas que disputarão um lugar na realeza do Carnaval Carioca de 2026
Redação em 18 de Outubro de 2025
Dedicada à carnavalesca Rosa Magalhães, noite definiu dez candidatas a Rainha e cinco candidatos a rei
Está chegando a hora das grandes finais! Nesta sexta-feira (17) foi realizado o segundo dia das semifinais, dedicado à disputa dos reis e rainhas, em um dia marcado por muita agitação, casa cheia e celebração. Com uma disputa de 20 candidatas a Rainha e 10 a Rei, apenas metade de cada foi selecionado para a final do dia 24. Entre os postulantes do dia, classificaram-se os candidatos a Rei Anderson Matheus (7), Danilo Vieira (2), Djeferson Mendes (6), Jonata dos Santos (12) e Pablo Jales (3). As candidatas a Rainha foram Ana Carolina Antunes (28), Ana Luiza Carneiro (8), Caroline Xavier (29), Gabriela Carvalho (42), Ingrid Ferreira (34), Jéssica Almeida (9), Luana Fernandes (2), Rhunda Monteiro (23), Samara Trindade (13) e Thays Busson (22).
Wilson Neto, o Rei Momo de 2022, e Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, realizaram a apresentação da noite com muita energia e emoção. O evento teve início às 19h, na Cidade do Samba, com entrada gratuita, e quem esteve lá, presenciou uma verdadeira noite de dedicações de amor ao samba.
A banca de jurados, formada a cada edição por representantes, amantes e estudiosos do nosso samba e da nossa cultura, contou com presenças ilustres, como Tia Surica, figura lendária e matriarca da Portela; Lucinha Nobre, Porta-Bandeira multi-campeã e Estandarte de Ouro; Mari Mola, embaixadora e Rainha do Carnaval em 2023; Bárbara Ferreira, jornalista e escritora; Nilce Fran, vice-presidente da Portela e Célia Fernandes, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil. Também fizeram parte da mesa o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o vice-presidente Luís Monsores e o diretor de operações Flávio Teixeira.
“Ver tantos candidatos dedicados à Corte Real é uma prova de quanto o Carnaval move corações e desperta sonhos. Cada um tem sua história, seu brilho e seu jeito único de representar o Rio. Que todos possam aproveitar esse momento com alegria e orgulho. Boa sorte aos finalistas, o importante é celebrar juntos a força da nossa festa!”, disse Bernardo Fellows.
Como não podia faltar em um dia de celebração do carnaval, o samba foi forte no palco. O grupo Moça Prosa, formado por mulheres que participavam de uma oficina de percussão feminina na Pedra do Sal, abriu os trabalhos com excelência, recebendo todos que chegavam com muita animação. Após o tempo dedicado à homenagem para Rosa Magalhães, o Salgueiro, sua ex-escola, entrou no palco para fazer jus à sua memória. Com cores fortes e sambas mais ainda, a vermelho e branco encantou o público ao apresentar seu samba-enredo de 2026, que é dedicado à grande carnavalesca.
Com a condução do Rio Samba Show, a disputa foi tomada por diversos candidatos fortíssimos, que deixaram suas histórias de vida, posicionamentos e dedicação no palco. O espetáculo foi encerrado com a apresentação do Terreiro de Crioulo, roda de samba que viaja diversas cidades do Brasil, mas que tem sua raiz fincada na Zona Oeste do Rio, e é um sucesso absoluto entre os eventos da cidade.
O dia foi dedicado à lendária Rosa Magalhães, um dos maiores nomes da história do carnaval. Formada na “Revolução Salgueirense” dos anos 60, Rosa detém o recorde de mais títulos conquistados no Sambódromo, sendo cinco pela Imperatriz (1994, 95, 99, 2000 e 2001), um pela Vila Isabel (2013) e, antes da avenida, conquistou o último título do Império Serrano em 1982. Magalhães faleceu em 2024 e será o enredo do Salgueiro no desfile de 2026.
“Eu tô muito emocionada de estar aqui, porque isso registra que, de alguma maneira, passar por esse palco, além de coroar a gente no ano que ganhamos, nos transforma em um marco na história do nosso Carnaval, e isso é muito importante. É cada vez mais importante que meninas que são crias de comunidade e de escola de samba, fiquem marcadas na história do carnaval.”, disse Maria Mola, Rainha do carnaval de 2023.
Todos os dias da Corte são transmitidos ao vivo no Youtube, através do canal oficial da Riotur (@Rioturoficial) e do Fita Amarela (@Fitamarela).
*Confira o calendário das finais do Concurso Corte Real Carnaval:*
Dia 23/10 – Final LGBT+ (Muso, Musa e Pessoa Não-Binária)
Dia 24/10 – Final (Rei e Rainha)
*Confira a programação de homenagens e shows completa das finais:*
Dia 23/10 (Preta Gil) – Samba Que Elas Querem, Imperatriz, Maime dos Brilhos, Karina Karão e Sambay
Dia 24/10 (Arlindo Cruz, Bira Presidente, Gilsinho da Portela e homenageados anteriores) – Quintal da Magia, Beija-Flor e Arlindinho
Serviço:
Concurso Corte Real do Carnaval 2026
Datas: 16/10
Horário: 19h
Local: R. Rivadávia Corrêa, 60 – Santo Cristo (Cidade do Samba)
Melhor forma de chegar: VLT – Linha 1 (Santos Dumont x Terminal Gentileza). Basta desembarcar na estação Cidade do Samba/Tia Ciata
Entrada gratuita
Foto: Alexandre Macieira