NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Corte Real 2026: definidos os finalistas LGBT+ em noite de celebração à diversidade

    Redação em 17 de Outubro de 2025

    Dedicado à carnavalesca Maria Augusta, evento definiu os nomes que disputarão os cargos de Muso, Musa e Pessoa Não-Binária do carnaval 2026


    Nesta quinta-feira (16) foi realizado o primeiro dia das semifinais, dedicado à escolha dos representantes LGBT+ na realeza do carnaval carioca, em uma noite marcada por apresentações, diversidade e celebração. Com 19 candidatos a Muso, 12 a Musa e 10 a Pessoa Não Binária, o evento promoveu uma disputa acirrada, com direito à muitas histórias, vivências, expressões e, claro, samba no pé. Organizado pela Riotur e reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, como parte da Corte Real, a disputa com foco na comunidade LGBT+ se provou novamente um espaço de liberdade e resistência.


    Entre os postulantes do dia, classificaram-se os candidatos a Muso Fábio Molejo (2), Lucas Matheus (4), Lucas Valentim (3), Marcelo Mariano (10) e Wenderson César (5); as candidatas a Musa Bianca Mourão (9), Eloa Rodrigues (11), Julia Rocha (4), Mikaella Sadalla (8) e Viviane Carvalho (6); e os candidatos a Pessoa Não Binária Caio Augusto (5), Daguinho Unidos da Tijuca (19), Johnn Sorriso (1), Luis Otavio (13) e Vitor Júnior (9). Os 15 candidatos irão disputar a grande final na quinta-feira, dia 23.


    Como nos dias anteriores, a apresentação ficou por conta da dupla Wilson Neto, o Rei Momo de 2022, e Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela. O evento teve início às 19h, na Cidade do Samba, com entrada gratuita. A banca de jurados contou com presenças ilustres, como Myrella Matos, da coordenadoria de diversidade sexual do Rio; Dayvison Gomes, embaixador do Rio Carnaval; Edu Guimarães, jornalista e coordenador de comunicação da Som Livre; George Louzada, diretor artístico da Mocidade; Rafaela Bastos, geógrafa e gestora pública; e Samile Cunha, figurinista, drag queen e professora. Também fizeram parte da mesa o vice-presidente da Riotur Luís Monsores e o diretor de operações Flávio Teixeira.


    "A Corte LGBT+ é uma das expressões mais bonitas do nosso Carnaval, porque representa a liberdade, o respeito e a diversidade que fazem parte da essência do Rio. É uma celebração de talento e alegria, que reforça o compromisso da Riotur em valorizar todas as formas de representatividade dentro da maior festa do mundo.", Bernardo Fellows, presidente da Riotur.


    Além do concurso, o evento foi recheado de apresentações especiais: o grupo musical Sapagode, exclusivamente formado por mulheres musicistas do samba, abriu a noite com muita animação e discursos poderosos. Em seguida, a Grande Rio, escola campeã de Caxias, levou a força da Baixada Fluminense para o palco, em um belíssimo espetáculo de dançarinos e fantasias. O grupo Rio Samba Show animou a noite com seus ritmistas e, antes do encerramento, a artista e drag queen Karoline Absinto se apresentou de forma muito criativa, unindo todo seu talento, bom-humor e carisma com uma boa performance de sincronização labial (lip sync) com grandes clássicos das pistas de dança.


    A noite homenageou um grande nome da história do carnaval: Maria Augusta, carnavalesca que fez parte da revolução estética do Salgueiro na década de 60, e da ascensão da União da Ilha com os desfiles "Domingo" (1977) e "O Amanhã" (1978). Maria faleceu em julho de 2025 aos 83 anos. De forma improvisada, a festa foi arrematada com uma disputa de vogue, uma espécie de batalha de dança e desfile, convocada e coordenada por Milton Cunha, que levantou o público logo antes do anúncio dos finalistas.


    "A beleza do mundo é cada um ser aquilo que desejou e sonhou para si. Não tenha medo de perguntar para as pessoas que você não lê de imediato: 'Como você quer ser tratado, tratada? Como é que eu falo com você?' A gente aprende vivendo e a gente aprende perguntando. Então, tinha o nome morto e, agora, tem o nome social, por lei. Então, vamos respeitar as decisões", disse Milton.


    Todos os dias da Corte são transmitidos ao vivo no Youtube, através do canal oficial da Riotur (@Rioturoficial) e do Fita Amarela (@Fitamarela). 


    Confira o calendário do Concurso Corte Real Carnaval:

    Dia 16/10 – Semifinal LGBT+ (Muso, Musa e Pessoa Não-Binária)

    Dia 17/10 – Semifinal (Rei e Rainha)

    Dia 23/10 – Final LGBT+ (Muso, Musa e Pessoa Não-Binária)

    Dia 24/10 – Final (Rei e Rainha)


    Confira a programação de homenagens e shows completa:


    Dia 09/10 (Lygia Santos) – Um Amô, Viradouro e Rio Samba Show 

    Dia 10/10 (Márcia Lage) – Samba da Alvorada, Portela e Mocidade, Rio Samba Show e Samba da Volta

    Dia 16/10 (Maria Augusta) – Sapagode, Grande Rio, Rio Samba Show e Karoline Absyntho

    Dia 17/10 (Rosa Magalhães) – Moça Prosa, Salgueiro, Terreiro de Crioulo e Rio Samba Show

    Dia 23/10 (Preta Gil) – Samba Que Elas Querem, Imperatriz, Maime dos Brilhos, Karina Karão e Sambay 

    Dia 24/10 (Arlindo Cruz, Bira Presidente, Gilsinho da Portela e homenageados anteriores) – Quintal da Magia, Beija-Flor e Arlindinho


    Outras informações por e-mail: imprensa.riotur@prefeitura.rio


    Serviço:

    Concurso Corte Real do Carnaval 2026 

    Datas: 16/10

    Horário: 19h

    Local: R. Rivadávia Corrêa, 60 – Santo Cristo (Cidade do Samba) 

    Melhor forma de chegar: VLT – Linha 1 (Santos Dumont x Terminal Gentileza). Basta desembarcar na estação Cidade do Samba/Tia Ciata

    Entrada gratuita


    Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCxJ4g

    Fotos: Alexandre Macieira



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!