NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Confira os vencedores da 4ª Edição do Festival de Cinema de Alter do Chão

    Redação em 25 de Novembro de 2022

     "Amazônia na Encruzilhada", de Míriam Leitão, é o vencedor na categoria Documentário Nacional 


    Foram premiadas produções de longa e curta-metragem, documentários, animações e smartphones/celulares, nacionais e internacionais, além de uma produção escolhida pelo voto popular e o prêmio especial.


    A 4ª edição do Festival de Cinema de Alter do Chão chegou ao fim, e na noite deste domingo, 20, todos os que acompanharam este grande evento puderam conhecer os ilustres vencedores. No total, cinco categorias foram premiadas em âmbito nacional e internacional, além da escolha da melhor produção pelo voto popular, através da plataforma do Festival.

     

    “Estou muito feliz pela presença de todos. Nós sabemos o quanto trabalhamos para ter aqui a etnia Borari, o povo de Alter do Chão e para estar mostrando tudo isso aqui para o Brasil e o mundo”, disse Locca Faria, diretor do Festival.


    O Cacique Gilson Tupinambá esteve representando um filme dos premiados. “Quero parabenizar o evento e dizer que estou muito feliz em estar representando esse filme por ser um filme que traz um grito da floresta, então, pra nós povos indígenas, que lutamos pelo nosso meio ambiente, estar aqui e fazer parte disso é uma satisfação muito grande”, disse.

     

    O prêmio da noite era um lindo troféu com o formato de um Muiraquitã - segundos as lendas indígenas da Amazônia, um amuleto que traz sorte e felicidade para quem o possui. Confeccionado em Jacarandá e detalhes com aplicação em ouro, base de marchetaria composta de osso e madeira. Peça do artista Rony Borari.


    Neca Borari, Cacique de Alter do Chão, também esteve recebendo um dos Muiraquitãs. “É motivo de alegria e honra estar recebendo esse prêmio, em nome da jornalista Miriam Leitão. A Miriam vem falando da vasta destruição do meio ambiente na Amazônia e eu, junto com meu povo, me sinto mais honrada ainda por está recebendo o prêmio em nome de uma mulher.”, destacou.

     

    O FestAlter é um festival multicultural, realizado com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), e com as participações de artistas locais, em especial os indígenas da etnia Borari. Nesta edição, mais de 80 pessoas estiveram envolvidas na realização do evento, gerando oportunidades e renda para a vila balneária.

     

    “Apoiar um evento como esse é fomentar a cultura no nosso município, é dar oportunidade para quem mora aqui e para quem está de passagem conhecendo nosso espaço, é plantar a sementinha da cultura, da arte e do audiovisual. Por isso, estaremos sempre de braços abertos para o FestAlter e para tantos outros eventos que venham somar com nossa cidade. Estou muito feliz, encerramos com chave de ouro”, enfatizou o secretário de cultura, Luís Alberto Pixica.

     

    A noite de encerramento ainda contou com shows culturais de Maria Lídia, Banda Phenomena, a apresentação do DJ Levi Borari, uma apresentação especial da dança do cheiro com a participação de dezenas de indígenas da etnia Borari banhando todos os presentes emanando as boas energias para o encerramento do Fest Alter 2022.


    Confira os vencedores:

    Na categoria Prêmio Especial o Documentário Curta-Metragem, vencedor foi “Benzedeira”, com a direção de São Marcelo e Pedro Olaia. O filme mergulhava no universo da curandeira Maria do Bairro, que escolheu o silêncio para partilhar a sabedoria que lhe foi confiada. Esta ciência da natureza situa-se numa ilha solitária na comunidade da cidade de Bragança. Manoel Amorim, conhecida como Maria do Bairro, a negra bicha e curandeira, dedica-se a curar o corpo e a alma de quem a procura. O conhecimento que o habita não vem de adivinhações, mas da experiência e da resistência imersa na natureza, seus espíritos e filosofia.

     

    O premiado no melhor Curta-Metragem Nacional, o ganhador foi “Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão. A produção conta a história



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!