NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
COMPOSITOR CARIOCA MONSUETO SERÁ HOMENAGEADO NO BOULEVARD CIDADE NOVA
Lucia Mello em 25 de Outubro de 2011
Nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, ás 17 horas, o compositor e sambista carioca Monsueto será homenageado no Boulevard Cidade Nova, além de compositor Monsueto era cantor, instrumentista, ator e pintor. Entre suas principais composições destacam- se “Me deixa em paz”, que foi regravada recentemente por Seu Jorge, “O lamento da lavadeira”, “Ziriguidum”, “Eu quero essa mulher”, “Mora na filosofia”, entre outras. Gravaram obras de Monsueto, os cantores Milton Nascimento, Caetano Veloso e Marisa Monte. "Era uma pessoa muito ativa, além de formar conjuntos de samba, de atuar em grandes shows e quadros difíceis de humor na TV, era um pintor da melhor qualidade", atesta o produtor Haroldo Costa. O músico Toquinho fez questão de lembrar a falta de conhecimento que os brasileiros possuem da obra dele, “Monsueto é um dos maiores sambistas brasileiros, com uma linha melódica fantástica, com intervalos africanos, na linha de Batatinha, Benjor e Baden Powell, era um compositor importante e é ainda muito pouco reconhecido", elogia Toquinho.
A apresentação no Boulevard Cidade Nova vai contar com a participação do Grupo Ziriguidum formado por: Buzunga (percussão), Jô (surdo), Edinho 7 cordas (violão) , Grilo (Tantan) Edson Maia (cavaco e diretor musical) e Monsueto Jr.(cantor) e vai contar com a participação especial de vários sambistas convidados como o compositor PQD da Portela, Darcy Maravilha, dos cantores Mariano Maia, Marcelo Negrão, Mussa, Jorgynho China, Tiãozinho da Mocidade, as pastoras Ziriguidum e Verônica Menezes, filha de Monsueto, que fala da emoção de ver seu pai sendo homenageado, ”estou de alma lavada, o sentimento é de missão cumprida, meu pai era um artista completo e merece ser falado e cantado, labuto há anos por isto”, disse ela.
O Boulevard Cidade Nova é um espaço comercial diferenciado, sua fachada é composta por casas que foram preservadas formando um corredor histórico. E fica localizado na Rua Néri Pinheiro, 245, Cidade Nova (em frente á Universidade Petrobrás). A entrada é livre.Histórico
Monsueto Menezes nasceu em 4 de novembro de 1924, foi criado no morro do Pinto, na Zona Sul, entre partideiros, rodas de samba e batucadas. Tocou como baterista em vários conjuntos na década de 40, inclusive na Orquestra de Copinha, no Copacabana Palace Hotel. Seu primeiro sucesso como compositor foi “Me deixa em paz”, gravado por Linda Batista no Carnaval de 1952. Em 1953 compôs “A fonte secou”, um de seus sambas de maior sucesso, seguido de outro grande êxito, no ano seguinte, com “Mora na filosofia”. Atuou ainda no cinema, trabalhando no filme Treze cadeiras e no filme Quem roubou meu samba. Atuou em vários shows com Herivelto Martins antes de formar seu próprio grupo, com o qual excursionou pelo Brasil e outros países da América, Europa e África, era conhecido também pelo apelido de Comandante. A partir de 1965 começou a dedicar-se também à pintura primitivista, tendo, inclusive, recebido prêmio do Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro. Quando Monsueto participava das filmagens de “O forte” na Bahia ficou doente e foi hospitalizado no Rio de Janeiro, onde morreu aos 57 anos vítima de câncer no fígado, no ano de 1973. A filha de Monsueto, Verônica Menezes criou em 2008 a fundação que leva o nome de seu pai e que funciona na Rua São Francisco Xavier, 890, Maracanã, Rio de Janeiro. A FECEM- Fundação Espaço Cultural Estação Monsueto, funciona com a Rádio Ziriguidum, em homenagem a uma composição feita por ele em 1952. No espaço é realizada uma roda de samba todo segundo sábado do mês onde acontece uma reunião de sambistas.
Agenda
Serviço:
28 de outubro- Sexta-feira
Homenagem a Monsueto no Boulevard Cidade Nova
Atrações: Grupo Ziriguidum, Monsueto Jr. e cantores convidados. No repertório, clássicos de Monsueto e de sambistas como Candeia, Cartola e Nelson Cavaquinho.
Local: Boulevard Cidade Nova, que fica na Rua Néri Pinheiro, 245, Cidade Nova (em frente á Universidade Petrobrás).
Horas: 17h ás 21 horas