NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Comemoração do bicentenário da Revolução Argentina será em ritmo de samba
Lucia Mello em 06 de Março de 2010
Será em ritmo de samba a comemoração do bicentenário da Revolução Argentina. Uma escola de samba com mil componentes, formada por integrantes de todas as agremiações do Grupo Especial e do Grupo de Acesso do Carnaval carioca, desfila nos dias 12 e 13 de março, no evento "Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis", província do centro-oeste argentino, localizada a 800 km de Buenos Aires.
É a primeira vez que um contingente tão numeroso deixa o Brasil para realizar um desfile carnavalesco nos mesmos moldes da Marquês de Sapucaí.
A grandiosidade da produção é tanta que, para receber o desfile, San Luis adaptou parte do autódromo da província, na localidade de Potrero de Los Funes, a 20 km da capital, criando um "sambódromo" de um quilômetro de extensão, com capacidade para 16 mil espectadores por dia. Um carro alegórico de 11 metros de altura e 20 metros de comprimento foi criado especialmente para o desfile pelo carnavalesco Milton Cunha, que assina o enredo "O Rio abraça o Bicentenário da Revolução Argentina em San Luis". A montagem e decoração da alegoria foi feita sobre um caminhão Scania - diferente de como acontece no Rio, cujos carros alegóricos são erguidos sobre chassis de ônibus -, utilizando mão de obra local treinada em workshops.
Rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo também reinará à frente da bateria do desfile em San Luis. Os súditos da musa do carnaval carioca serão 120 ritmistas da Unidos de Vila Isabel, comandados pelo Mestre Átila. O puxador do samba-enredo será Clóvis Pê, que cantará na "avenida" uma adaptação do samba salgueirense "Explode Coração" (confira a letra adiante). A ala de passistas terá componentes de várias escolas cariocas. A tradicional ala das baianas terá 50 sambistas da Imperatriz Leopoldinense.
Carnaval e inclusão social na Argentina - Ao contingente de mil sambistas cariocas se juntarão 200 foliões "puntanos", como são conhecidos os habitantes locais. Quatro figurinos inéditos foram criados por Milton Cunha para vestir os componentes argentinos, que desfilarão em quatro alas. As fantasias foram confeccionadas por 50 mulheres participantes do projeto de inclusão social mantido pelo governo de San Luis, que aprenderam técnicas para fazer fantasias e adereços.
A preparação para desfile durou 15 meses e incluiu aulas de samba no pé com passistas cariocas, para cerca de 200 "puntanas". A divulgação do evento em emissoras de TV da Argentina e um tour por várias províncias teve à frente a carismática passista da Portela Monalisa Lúcia de Carvalho, vencedora do concurso 'Mulata do Gois 2009'. Coube ainda à Monalisa a coordenação artística da eleição das princesas e da rainha do desfile.
"A ideia deste projeto é contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social das comunidades de San Luis, por meio da geração de emprego e rentabilidade sustentável", explica Célia Domingues, coordenadora de produção do 'Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis'. O evento é uma realização da Ganga Zumba Produções, que tem à frente o ator Antônio Pitanga.
San Luiz criou site sobre o desfile
No site www.carnavalderiodejaneiroensanluis.com, o governo de San Luis disponibiliza um guia completo sobre o evento e os bastidores da produção, preços dos ingressos, mapa do Sambódromo (o Corsódromo). Dedica especial atenção as atrações turísticas da província, com mapas e fotos, roteiro de gastronomia e cassinos. As opções de como chegar na província por rodovias e transporte aéreo, assim como informações sobre as charmosas cabanas e rede hoteleira para hospedagem aparecem bem detalhadas.
San Luis está localizada no centro-oeste da Argentina e faz divisa ao norte com a província de La Rioja, ao leste com Córdoba, ao sul com La Pampa, ao oeste com Mendonza e ao noroeste com San Juan. Fica 794 km distante de Buenos Aires e a 616 km de Santiago do Chile. O clima é, em geral, continental seco, com temperatura média anual de 17ºC e, no verão, de 23ºC. San Luis possui microclima especial e atrações variadas, que vão desde um circuito pelas vilas de verão, até o original roteiro de turismo de minérios, passando por salinas, águas termais e as indescritíveis paisagens e atividades da região serrana.
Por: Divulgação