NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Com 14 desfiles em 2026, Carnabendita amplia ecossistema no Carnaval de Rua do Rio

    Redação em 13 de Janeiro de 2026

    Com patrocínio master da Ambev, do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura através da Lei de Incentivo, circuito unirá 13 blocos, descentralizando a festa da Zona Sul à Baixada com a chegada do Caxias Water Planet; a criação da primeira novela vertical do Carnaval e a continuação do ' Carnatrampo ', conectando profissionais à disponibilidade de trabalhos na organização do maior espetáculo da Terra

    Enquanto produtos culturais têm início e fim, infraestruturas permanecem. É com essa premissa que o Carnabendita 2026 se apresenta em sua 4ª edição: não apenas como uma agenda de blocos, mas um ecossistema de publicidade, ROI e conexão no Carnaval de rua do Rio de Janeiro. De 25 de janeiro a 21 de fevereiro, o projeto conecta marcas, foliões e territórios sob uma curadoria unificada durante o maior espetáculo popular do planeta.

     


    Com patrocínio master da Ambev, do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura através da Lei de Incentivo, o Carnabendita soluciona um desafio histórico da cidade: conectar ações na potência difusa das ruas da cidade. Serão 14 desfiles com 13 blocos; com apresentações em palcos, trios e formato de cortejos em diferentes pontos da cidade: Praia do Leme, Praça Tiradentes, Arcos da Lapa, Largo de São Francisco de Paula e Praia do Flamengo.

     


    A integração de Duque de Caxias ao ecossistema do Carnabendita é a grande novidade de 2026, um marco estratégico que potencializa nossa capilaridade e viabiliza uma cobertura inédita e muito mais ampla da realização, que pretende somar mais de 1,5 milhão de pessoas.

     


    Outra novidade é a de que o Carnabendita vai transformar a avenida em set de filmagem nesta temporada. O projeto inova ao lançar "Quem vê close, não vê corre", a primeira novela vertical gravada inteiramente durante o calor do momento: no meio dos desfiles. A trama trará a realidade e bastidores da festa; o 'corre' da produção por trás do close. O título faz jus à premissa: mostrar os perrengues, as alegrias e a correria de quem faz a festa acontecer, para além das fotos bonitas do Instagram.

     


    A pulsação da folia pelo Rio


    A diversidade dá o tom do line-up, que começa expandindo fronteiras com o ''Caxias Water Planet'' na Baixada Fluminense e aquece o pré-Carnaval da Zona Sul, que contará com os tradicionais desfiles dos blocos ''Fica Comigo' e ''Empolga às 9'', ambos em Ipanema.

     


    Nos dias oficiais, a descentralização da festa acontece em múltiplos territórios: o sábado vibra com a grandiosidade do ''Amigos da Onça'' no Flamengo; a temática cinematográfica do ''Blocobuster'' no Leme; a tradição do ''Escangalha'' no Jardim Botânico e o ritmo nordestino do ''Forró da Taylor'' no Centro ampliam o ecossistema e presença em toda a capital.

     


    O domingo mantém a pulsação alta com o megabloco ''Areia'' no Leblon; o ''Divinas Tretas'' no Flamengo e uma segunda edição do Empolga às 9, desta vez no Leme. A ocupação cultural do Centro Histórico se intensifica com a potência do ''Agytoê'' nos Arcos da Lapa e segue na segunda-feira com o pagode 90 do ''Que Pena Amor ", na Praça Tiradentes, e o rock do ''Dinos A/C', no Largo de São Francisco. Para fechar o ciclo na ressaca, o ''Mulheres de Chico" celebra o empoderamento feminino e a obra de Chico Buarque no palco do Leme.

     


    A voz de quem realiza 


    Para a CEO e Diretora de Criação da Bendita Produções, Natália Guimarães, trabalha para criar pontes durante o evento. "O Carnabendita nasce com a proposta de auxiliar a curadoria dos blocos, sendo ponte junto às marcas. Criamos uma atmosfera única ao levar ativações criativas para dentro da folia de rua do Carnaval carioca. Acima de tudo, proporcionamos escala com propósito. A festa na cidade é um ativo do Rio, e nossa expertise é levar aos foliões o melhor da experiência entregue durante o maior espetáculo da Terra", afirma.

     


    Legado Econômico: o Carnatrampo 


    Oferecendo uma conexão entre as duas pontas com objetivo de fomentar a economia criativa, o Carnatrampo surge como uma comunidade para o setor: os profissionais se inscrevem na comunidade candidatando-se para trabalhos.


    Mais do que um elo que divulga oportunidades de empregos durante a festa momesca, o Carnatrampo gera circulação de renda e qualificação técnica, garantindo que o investimento do Carnaval circule na indústria do Carnaval, e assim, atuar pela sustentabilidade econômica da folia.


    Fotos: Link 

     


    SERVIÇO: Carnabendita 2026


    Data: 25 de janeiro a 21 de fevereiro.


    Locais: Leme, Ipanema, Leblon, Flamengo, Jardim Botânico, Centro (Lapa, Tiradentes, São Francisco) e Duque de Caxias.


    Entrada: Gratuita.


    Realização: Bendita Produções.



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!