NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Chá da Alice e Bloco da Lexa agitam o Carnaval de Rua do Rio com megablocos no Centro
Redação em 19 de Janeiro de 2026
Folia ainda conta com os desfiles dos blocos: Sorvetada Gigantes da Lira, Chame Gente, Caminhadinha e Só Caminha neste fim de semana
O Carnaval 2026 já toma as ruas da Cidade Maravilhosa com uma programação intensa de blocos que prometem agitar foliões de todas as idades. Neste fim de semana, o Circuito Preta Gil, no Centro do Rio, será palco de dois megablocos com grande expectativa de público.
No sábado (24), o 'Chá da Alice' se concentra a partir das 7 horas, na rua Primeiro de Março, e recebe um público com músicas que vão do pop ao axé. Uma das novidades anunciadas este ano é a participação especial do cantor mexicano, conhecido por integrar o grupo RBD, Christían Chávez.
"Para mim, participar de um megabloco no Rio pela primeira vez é algo que me enche de emoção e expectativa. O Carnaval do Rio sempre foi um sonho para mim, não só como artista, mas como alguém que ama música, alegria, liberdade e celebração da vida. O Brasil é um lugar extremamente importante no meu coração, é um país que sempre me recebeu com muito amor, carinho e energia."
A expectativa é de um público de mais de 50 mil pessoas curtindo música, fantasia e alegria nas ruas do Centro.
"O Chá da Alice sempre foi sobre criar um ambiente divertido e inclusivo. Este ano, o bloco reforça esse compromisso, celebrando a diversidade em todas as suas formas e trazendo uma experiência que mistura música, performance e muita alegria. É um convite para que as pessoas sejam quem elas são e curtam o Carnaval sem julgamentos, com muito samba, axé, pop e alegria.", disse Pablo Falcão, criador do Chá da Alice.
Em 2026, a trilha sonora da folia contará ainda com o grupo Sambay, uma das principais rodas de samba voltadas ao movimento LGBT+, e Babado Novo, liderado por Mari Antunes. A concentração acontece às 7h, com saída prevista para às 8h, no Circuito Preta Gil, no Centro do Rio.
Já no domingo (25) é a vez de Lexa subir no trio e abrilhantar as ruas com seu alto astral e sucessos, como "Chama Ela", "Só Depois do Carnaval" e "Sapequinha", além de cantar hits carnavalescos.
A concentração também começa às 7h e o bloco é ideal para os amantes de funk e pop. A artista apresentará seus sucessos para embalar o público com hits de carnaval que devem empolgar os fãs presentes.
Este ano, os megablocos que reúnem milhares de pessoas acontecem no circuito Preta Gil, que recebeu esse nome em 2025 em homenagem à cantora. Durante anos, ela arrastou uma multidão em seu tradicional bloco, conhecido por sua diversidade e animação.
Mais blocos espalhados pela cidade
Além dos megablocos, a manhã de sábado (24), tem programação para toda a família com o bloco infantil 'Sorvetada Gigantes da Lira', na Praça Jardim Laranjeiras, na Zona Sul.
O tema de 2026 será "O Mágico de Nós", inspirado no clássico da literatura e cinema infantis "O Mágico de Oz" e um dos momentos mais esperado pela criançada é a tradicional distribuição de picolés que garante o refresco e a animação.
Fundado em 1999 por Yeda Dantas, o bloco mistura o clima carnavalesco com o universo do circo, trazendo palhaços, acrobatas e fantasias criativas.
O sábado terá ainda o bloco 'Chame Gente', que levará muita energia para São Conrado ao desfilar de frente para o mar, misturando ritmos baianos e cariocas em um clima de celebração e verão. Com trio elétrico e um repertório marcado pelo axé, o bloco promete a apresentação de uma atração surpresa que vai surpreender os foliões.
Vários blocos agitam a cidade neste sábado, entre eles o 'Nem Muda, Nem Sai de Cima', que desfila na Tijuca às 16h e o Bloco da Praia, que sai às 17h em Pedra de Guaratiba.
No domingo, tem ainda o infantil 'Caminhadinha', seguido pelo 'Só Caminha', no Largo dos Leões, no Humaitá. O desfile promete leveza e alegria, com clima familiar. Criado em 2009, o 'Só Caminha' surgiu da iniciativa de um grupo de amigos moradores de Botafogo e Humaitá, apaixonados por samba e Carnaval de rua.
"Hoje em dia todos têm quarenta e poucos anos, mas quando nós criamos o bloco, todo mundo tinha vinte e poucos anos. E a gente gostava de samba, frequentava as rodas de samba e a gente se inscreveu para fazer parte da bateria de carnaval. E aí começamos a tocar nas baterias de Carnaval e em blocos de rua", contou Gabriel Antunez, um dos fundadores do bloco.
Atualmente, o 'Só Caminha' conta com cerca de 100 integrantes na bateria, comandada pelo mestre Caliquinho, conhecido por sua passagem pela Fiel Bateria da escola de samba São Clemente.
Na Zona Norte, a animação ficará por conta do 'Cordão da Tia Juca' e 'Folia do Tinoco', na Tijuca, e da 'Banda da Zulmira', no Maracanã.
Ao todo, 457 blocos desfilam no Carnaval de Rua do Rio 2026. A programação completa vai até o dia 22 de fevereiro e pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial https://www.carnavalderua.rio/, garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.
Serviço
24/01 (Sábado)
Chá da Alice
Concentração: Rua Primeiro de Março
Horário: 7h
Público estimado: 50 mil
Sorvetada Gigantes da Lira
Concentração: Praça Jardim Laranjeiras
Horário: 10h
Chame Gente
Concentração: Av. Pref. Mendes de Morais, 808 - São Conrado
Horário: 9h
20 de Ouro do Mestre Odilon
Concentração: Estr. do Rio Jequiá, 518 – Zumbi
Horário: 13h
Bloco Carnavalesco Nem Muda, Nem Sai de Cima
Concentração: Avenida Maracanã, na altura do número 838 (do outro lado do rio)
Horário: 16h
Bloco de Carnaval Independente do Morro do Pinto
Concentração: R. Farnese, 93 - Santo Cristo
Horário: 17h
Bloco da Praia
Concentração: Rua Barros de Alarcão, 464 - Pedra de Guaratiba
Horário: 17h
25/01 (Domingo)
Bloco da Lexa
Concentração: Rua Primeiro de Março – 7h
Público estimado: 50 mil
Caminhadinha
Concentração: Largo dos Leões - Humaitá
Horário: 8h
Só Caminha
Concentração: Largo dos Leões - Humaitá
Horário: 12h
Folia do Tinoco
Concentração: R. Gen. Espírito Santo Cardoso, 41 – Tijuca
Horário: 13h
Cordão da Tia Juca
Concentração: Av. Maracanã, 6396 - Tijuca
Horário: 15h
Cala a Boca & Dança
Concentração: Rua Xingú, 307 - Freguesia (Jacarepaguá)
Horário: 9h
Banda da Zulmira
Concentração: R. Alm. João Cândido Brasil, 251 - Maracanã
Horário: 14h
Foto: Fernando Maia / Riotur

