NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • CARNAVAL EM AGOSTO? NA CAL TEM!

    Redação em 09 de Agosto de 2024

    Um encontro para tratar dos atravessamentos entre Palco e Avenida, refletindo sobre essa relação histórica e as memórias de carnavais passados.

     

    Carnaval e Teatro dividem muitos pontos de contato, mas também o trabalho de seus profissionais. Coreógrafos, atores, músicos, aderecistas, projetistas, iluminadores, carnavalescos, pesquisadores, dançarinos, pintores, etc. Artistas cênicos em colaboração, exatamente como na produção teatral.

     


    Para quem deseja entrar no universo das Escolas de Samba, a Roda de Conversa vai tratar também das possibilidades de participar dessas grandes produções.

     


    Mediado pelos nossos colaboradores Claudio Rocha (Bibliotecário, Pós-Graduado em História do Teatro Brasileiro e Ocidental pela CAL e Pesquisador de Carnaval) e Gizelly de Paula (Diretora, Professora, Bacharela em Artes Cênicas pela PUC-RIO e Pós-Graduada em Direção para Teledramaturgia pela CAL), o Evento contará com a participação de artistas e profissionais ligados ao Carnaval Carioca.

     

    Convidados:

     

    João Gustavo - Jornalista, professor, roteirista, redator e pesquisador de cultura popular. Mestre em Artes pelo programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; concluiu o doutorado, pesquisando as alegorias do Festival de Parintins e dos Desfiles das Escolas de Samba. É autor dos livros sobre o Carnaval e o Boi-Bumbá, e destaques carnavalescos. Foi Diretor cultural do GRES Acadêmicos do Salgueiro.

     


    João Batista – Diretor e autor do musical “Quando a gente ama”, com sambas e canções de Arlindo cruz; e da peça “Ouvi dizer que a vida é boa”. Professor de interpretação na Faculdade CAL. Atuou em Escolas de Samba como Portela, União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz, em parceria com a carnavalesca Rosa Magalhães.

     


    Mauro Leite – Carnavalesco do G.R.E.S São Clemente. Durante muito tempo fez figurinos para espetáculos teatrais e de balé. Formado em indumentária pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e em estilismo, pela Faculdade SENAI CETIQT. Ex-assistente da Carnavalesca Rosa Magalhães e com passagem como carnavalesco do GRES Estácio de Sá.

     


    Vinicius Natal – Mestre e doutor em Antropologia pela UFRJ. Possui Pós-Doutorado em História da Arte pela UERJ. Já atuou como diretor de pesquisa do Museu do Samba e pesquisador do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel. Autor do Livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”.

     


    Renato Rocha – Artista multilinguagem, professor de interpretação na Faculdade CAL. Integrou os grupos de circo “Intrépida Trupe”, “Cia Bufomecânica” e “Grupo de Teatro Nós do Morro”. Dirigiu e coreografou carros alegóricos das principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro, trazendo a linguagem do circo para o maior espetáculo do planeta.

     


    Sandro Gomes – Carnavalesco do G.R.E.S. Arrastão de Cascadura, com o enredo “Teatro Experimental do negro – Artes, Cultura e Resistência” para o carnaval de 2025. Artista plástico, decorador, produtor artístico e professor de figurinos. Foi jurado de Carnaval nos quesitos: Fantasia e Alegoria. Atuou como carnavalesco de Escolas de Samba como Renascer de Jacarepaguá, Império da Tijuca, Tradição e Caprichosos de Pilares.

     


    Uma boa pedida para esquentar os tamborins!

     


     


     “EVOÉ!

    DOS PALCOS à SAPUCAÍ, TEATRALIZANDO o CARNAVAL!”

    22/Ago. Quinta feira, a partir das 18h.

    Espaço Sergio Britto - Rua Santo Amaro, 44 - CAL Glória

    Entrada Franca. Sujeito à lotação.

     


     


     


    Claudio Rocha de Jesus


    Bibliotecário


     


    CAL - Casa das Artes de Laranjeiras


    Rua Rumânia, 44, Laranjeiras | (21) 3850-5750


     


    FACULDADE CAL DE ARTES CÊNICAS 


    Rua Santo Amaro, 44, Glória | (21) 3916-7500


     www.cal.com.br



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!