NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Carnaval de Rua Rio 2026: tem início a instalação de proteção em canteiros, áreas de vegetação e monumentos
Redação em 14 de Janeiro de 2026
Ação será feita por etapas, seguindo a agenda dos blocos em cronograma definido em conjunto com a Riotur
A Dream Factory, empresa que atua junto à Riotur e aos órgãos públicos para a produção do Carnaval de Rua do Rio, inicia essa semana uma importante ação preventiva: a instalação de proteção nos canteiros, áreas de vegetação e monumentos da cidade. O trabalho é realizado em etapas, seguindo um cronograma definido em conjunto com a Riotur, que leva em consideração os circuitos dos blocos, as datas de desfile e a concentração de público.
Seguindo as indicações do Caderno de Encargos da Prefeitura do Rio de Janeiro para produção e logística da festa popular, são utilizados, nos pontos de maior concentração de desfiles de blocos, 20 mil metros lineares de telas de proteção na ação de cercamento dos canteiros de vegetação e mais de 40 monumentos e prédios históricos recebem proteção para o período.
Até o dia 17 de janeiro, próximo sábado, estarão já protegidos os canteiros das principais ruas de Ipanema e Leblon, incluindo Jardim de Alah e Av. Epitácio Pessoa. Também ganham reforço na proteção a vegetação de restinga da praia de Ipanema, do Jardim de Alah até a rua Teixeira de Melo.
Em paralelo, importantes monumentos e prédios históricos da cidade ganham proteção. No Centro estão incluídos: Praça do Expedicionário e Candelária; Chafariz do Mestre Valentim, na Praça XV; Centro Cultural dos Correios. Também completam a lista: Cais do Valongo, na Gamboa; Chafariz da Praça São Salvador, em Laranjeiras; Chafariz Nossa Senhora da Conceição, no Largo do Machado; Monumento a Noel Rosa, em Vila Isabel; e Chafariz da Praça General Osório, em Ipanema.
Na semana de 18 de janeiro tem início a proteção aos canteiros das ruas internas de Ipanema, Botafogo, Praça Santos Dumont, na Gávea, e Praça Iaiá Garcia, na Ilha do Governador.
Durante todo o período pré-Carnaval e também na semana de Carnaval, esses equipamentos são avaliados e, se preciso for, substituídos, repostos ou reforçados.

