NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Carnaval de Rua Rio 2026: objetivo é superar o total de resíduos recicláveis coletados ano passado e atingir 100 toneladas
Redação em 27 de Janeiro de 2026
Material recolhido é encaminhado para cooperativas de catadores associadas
Ação busca minimizar intervenções no meio ambiente
e proporcionar renda para quem atua no segmento de reciclagem
O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro mantém, em 2026, a coleta seletiva de resíduos sólidos e trabalha com a expectativa de superar as 82,7 toneladas de materiais recicláveis recolhidos no ano passado ao longo do pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval. Este ano, o objetivo é atingir o volume de 100 toneladas de resíduos sólidos coletados. Esta operação é capitaneada pela Dream Factory, empresa responsável pela produção e logística da festa popular na cidade.
A meta representa um grande avanço em relação a 2025 e está relacionada à eficiência da operação, que busca dinamizar a cada ano processos e soluções.
"O desafio é garantir que o Carnaval ocupe a cidade de forma responsável, com cuidado com o espaço público e impacto positivo para quem vive e trabalha nela. Entre nossas prioridades estão as ações socioambientais, minimizando intervenções no meio ambiente e proporcionando renda para quem atua no segmento de reciclagem", diz Bruno Guerra, diretor de Produtos da Dream Factory.
Cem blocos do calendário oficial são selecionados para a gestão dos materiais descartados. O trabalho acontece antes, durante e depois da passagem dos blocos, com uma primeira triagem dos resíduos. Ao final de cada desfile, uma última revisão dos percursos garante que as vias estejam liberadas para a Comlurb, responsável pela limpeza urbana da cidade e que faz toda a lavagem do local.
Além de atender aos 100 maiores blocos, a Dream Factory também atua na coleta de resíduos junto a 24 pontos de venda (PDVs), distribuídos nas zonas de maior movimento. Essa operação ocorre em conjunto com cada PDV na separação e coleta do material que embrulha os packs, descartado na hora em que o ambulante faz a compra e coloca os produtos em seu isopor. Todo o material recolhido é encaminhado para cooperativas de catadores associadas.
A operação Dream Factory é realizada com o apoio de fornecedores especializados que atuam na economia circular e que também são responsáveis pela articulação com cooperativas de catadores. Ao todo, 35 cooperativas participam da empreitada.
Cerca de 120 profissionais estão envolvidos na operação de coleta seletiva, utilizando equipamentos como EPIs, big bags, carrinhos de apoio, caminhões e veículos de suporte.
Em 2025, a coleta seletiva do Carnaval de Rua registrou 82,7 toneladas, um crescimento expressivo, superior a 44% em relação a 2024.

