NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Carmelitas faz primeiro desfile nesta sexta e o segundo na terça de Carnaval
Redação em 12 de Fevereiro de 2026
Simpatia é Quase Amor levará temas indígenas para Ipanema em seu segundo desfile, no domingo de Carnaval
Já o Bloco do Barbas e o Que Merda É Essa apostam em temas políticos, sábado e domingo
Cortejo do Bloco Virtual terá a América Latina como inspiração, na segunda; Gilberto Gil será o homenageado do Superbacana no sábado após o Carnaval
Os blocos da Sebastiana em 2026 vão ocupar as ruas do Rio de Janeiro com homenagens, temas sociais e políticos e uma despedida histórica. Fundada em 2000, a associação reúne 12 blocos, que realizam 14 desfiles entre a Zona Sul, Santa Teresa e Centro da cidade. A programação do Carnaval começa na sexta-feira, 13 de fevereiro, com o primeiro desfile do Carmelitas, em Santa Teresa, e segue até terça, com o segundo desfile do bloco pelas ladeiras do bairro. Na próxima semana, ainda tem o Bloco Superbacana, sábado (21), na Glória, e no domingo, dia 22 de fevereiro, o Monobloco encerra o Carnaval carioca, no Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março.
A Sebastiana é integrada pelo Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor, Carmelitas, Monobloco, Que Merda é Essa?, Bloco 442, Superbacana, Gigantes da Lira, Tá Pirando, Pirado, Pirou!, Fogo & Paixão, Bloco Virtual e Bloco do Barbas. Saiba mais em www.sebastiana.org.br.
Carmelitas
Vai começar, é nesta sexta! O Carmelitas, um dos símbolos de Santa Teresa, volta às ruas com seus dois desfiles e, este ano, retoma seus temas eternos, como a realidade política brasileira e as belezas e agruras do bairro. Com humor e afeto, o bloco transforma em crítica carnavalesca questões do cotidiano de Santa Teresa, como a precariedade de serviços e o contraste entre a vida do morador e a priorização do turismo. A camiseta deste ano traz a imagem da freirinha que "pula o muro" do convento para brincar o Carnaval, com arte de Claudius Ceccon, cartunista, humorista, ilustrador, arquiteto e artista gráfico. O segundo desfile é na terça-feira.
Bloco do Barbas
No sábado (14), o Bloco do Barbas, que completou 40 anos em 2025, segue desfilando por Botafogo com sua tradicional sátira política, alegria e irreverência, trazendo em 2026 o tema Nem Laranjão, nem Bananinha: o Barbas saúda a Unidos da Papuda!. O Barbas sai com dois sambas vencedores no carro e a bateria do Mestre Felipão. No fim, o tradicional bailinho de despedida, na General Gois Monteiro. "O público tem sido bem eclético, desde os que marcam presença há 40 anos aos jovens que vem promovendo uma boa renovação do público", conta Crica Rodrigues, uma das responsáveis do bloco e filha do fundador Nelsinho Rodrigues. ÀS 12h.
Simpatia é Quase Amor (2º desfile)
No domingo (15), em seu 42º Carnaval, o Simpatia É Quase Amor, um dos mais tradicionais blocos do Rio e um dos responsáveis pela retomada do Carnaval de rua carioca, faz seu segundo desfile, homenageando os povos originários do Brasil. A camiseta de 2026 é assinada pelo carnavalesco e cenógrafo Milton Cunha e traz os dizeres "Iwakuru koendâ arâ aron", expressão da língua Baikiri, povo indígena do Mato Grosso, que quer dizer Simpatia É Quase Amor. A proposta conecta a festa à ancestralidade indígena e reafirma o caráter político e cultural do bloco. Os desfiles acontecem nos dias 7 e 15 de fevereiro, com o tema "Brasil, terra indígena" – os chapéus da bateria serão cocares –, e, como novidade, painéis de LED no trio elétrico exibindo mensagens de apoio aos povos originários, contra o Marco Temporal e em defesa dos direitos humanos. O samba "Aldeia Simpatia" é de Leandro Fregonesi, Tomaz Miranda e Paulinho Maudonnet. A concentração será mais cedo, às 13h, e o cortejo, às 15h.
Que Merda é Essa?
Antes disso, também no domingo em Ipanema, o Que Merda é Essa? desfila a partir das 12h. Considerado o bloco mais irreverente do Rio de Janeiro, há 29 anos levando alegria às ruas de Ipanema, o Que Merda é Essa? desfilará com uma camisa que traz uma ilustração satírica ao presidente norte-americano Donald Trump. A arte, criada pelo cartunista Alecrim, retrata Trump sentado em uma privada, cercado por elementos críticos como uma bomba, petróleo e uma pomba da paz assustada. Antes dele, tem o bailinho infantil do Que Caquinha é Essa?, das 9h às 11h, em frente ao bar Paz e Amor, local de concentração do Que Merda.
Bloco 442
O Bloco 442 – que também sai no domingo, com concentração no Largo São Francisco da Prainha, na Saúde, a partir das 13h – é a prova de que o Carnaval pode ser pop, dançante e cheio de nostalgia. Criado em 2018 por músicos apaixonados pelo ritmo vibrante das brass bands internacionais, o bloco une sucessos do pop mundial com a energia dos ritmos brasileiros, garantindo um desfile inesquecível pelas ruas do Rio. O 442 é conhecido no Carnaval de rua pelo repertório que incluir aquelas músicas que marcaram época e que todo mundo ama cantar como Bad Romance, Like A Prayer, Shape Of You e Say You'll Be There.
Virtual
Na segunda-feira, dia 16, o Bloco Virtual sai pelo Leme com o tema América Invertida, inspirado no quadro do artista uruguaio Joaquin Torres Garcia. A arte da camisa foi elaborada pela designer Bela Cotrim. "O Carnaval coloca a América do Sul e o Brasil no centro do mundo. Grandes festas e potência cultural e de alegria. Em tempo de invasão estadunidenses na Venezuela e tarifaços, o Virtual sairá na segunda de carnaval no Leme para gritar: 'Eu sou da América do Sul', como diz o verso de Milton Nascimento", conta Lula Jardim, um dos responsáveis pelo bloco. No desfile, tocam ritmos de diferentes carnavais, músicas brasileiras e latina.
Superbacana
Na outra semana, o Superbacana, bloco da Tropicália que desfila (parado) na Glória, presta homenagem a Gilberto Gil, com o tema "Realeza Gil", celebrando a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira. O bloco tropicalista vai apresentar um tributo ao artista pela sua última turnê - Tempo Rei, com músicas de diferentes fases de sua carreira. O desfile acontece no sábado das campeãs, 21 de fevereiro, e marca também o lançamento da primeira música autoral do bloco, com participação do cantor e compositor Roni Valk. No repertório também estarão outros clássicos da música brasileira de Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa, Rita Lee, Jards Macalé, Jorge Ben Jor, Novos Baianos, BaianaSystem e mais, em versões carnavalescas animadíssimas para levantar o público.
Monobloco
O tradicional Monobloco encerra os desfiles dos blocos da Sebastiana no domingo, dia 22, no Centro, a partir das 7h. O tema escolhido para este ano é "Pode entrar que a casa é sua". O bloco promete para esse dia clássicos que não podem faltar, como "Taj Mahal", "Fio Maravilha" e "Explode Coração", além de outras novidades. O compositor Arlindo Cruz será homenageado com sambas como "O Show Tem Que Continuar" e "Samba de Arerê", e Preta Gil será lembrada com hits como "Só o Amor" e "Sinais de Fogo".
AGENDA DE DESFILES
CARNAVAL
13/02 (sexta-feira)
Carmelitas – 1º desfile
Local de concentração: Rua Hermenegildo de Barros – Bar do Serginho – Santa Teresa
Horário: 12h
14/02 (sábado)
Bloco do Barbas
Local de concentração: Rua Arnaldo Quintela - Botafogo
Horário: 12h
15/02 (domingo)
Que Merda É Essa
Local de concentração: Rua Garcia D'Ávila, esquina com Nascimento Silva – em frente ao bar Paz e Amor – Ipanema
Concentração: 11h
Horário: 12h
15/02 (domingo)
Simpatia é quase amor – 2º desfile
Local de concentração: Praça General Osório - Ipanema
Concentração: 13h
Horário: 15h
15/02 (domingo)
Bloco 442
Local de concentração: Largo São Francisco da Prainha, 5 - Saúde
Concentração: 13h
Horário: 14h
16/02 (segunda-feira)
Bloco Virtual
Local de concentração: Rua Anchieta - Leme
Concentração: 8h
17/01 (terça-feira)
Carmelitas – 2º desfile
Local de concentração: Largo do Curvelo – Santa Teresa
Horário: 8h
21/02 (sábado)
Superbacana
Local de concentração: Praça Luiz de Camões – Glória
Concentração: 14h
Horário: 15h
22/02 (domingo)
Monobloco
Local de concentração: Rua Primeiro de Março, 57 – Centro
Concentração: 7h
BLOCOS DA SEBASTIANA – EVENTOS:
12 de fevereiro (quinta)
Último ensaio aberto do Bloco 442
Horário: 20h
Local: Rua do Senado, 1 - Centro
Evento gratuito

