NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
BLOCO DO SARGENTO PIMENTA DESFILA DIA 4 DE MARÇO NO ATERRO DO FLAMENGO
Redação em 01 de Março de 2019
O amor é revolucionário. O Bloco do Sargento Pimenta apresenta no Rio de Janeiro o seu nono desfile de rua, embalado por um repertório que ressoa às músicas dos Beatles. Com o tema "revolução é tudo que precisamos!", Os integrantes do bloco tomam conta do Aterro do Flamengo, altura do Monumento aos Pracinhas, na segunda-feira de Carnaval, 4 de março, às 10h. O desfile tem patrocínios da Antarctica / Boa, Booking.com e Uber.
Entre as novidades, "Tudo que você precisa é amor", "Dê uma chance à paz" e "Imagine". Os amigos vão poder conferir os novos arranjos para "Blackbird", em ritmo de coco, e "Don't Let Me Down", com pegada de maracatu da Nação Leão Coroado, além de novas músicas - os xotes "Michelle" e "Mother Nature Son "estão confirmados. Uma surpresa está sendo preparada pelas atrizes Anna Terra e Laura Becker, com os elementos cênicos e de movimento que envolvem uma bateria e o público. O bloco está trazendo para o Rio de Janeiro o sucesso não desfile de São Paulo: bonecos gigantes representando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr,
O grupo é embalado pelo lançamento do single e faz clipe de "Don't Let Me Down". O clássico dos Beatles ganhou a versão apimentada, em parceria com Pedro Tie, em ritmo de ijexá com reggaeton e doses de funk carioca. Filmado por Pedro Pipano e Tiago Rios em um terraço em Copacabana, o filme faz referências ao "concerto no telhado", que viria a ser uma última apresentação pública do quarteto de Liverpool, há 50 anos. E, já de olho em 2020, quando faz seu décimo desfile, o Bloco do Sargento A pimenta vai lançar uma campanha: "Vem, Ringo!". A ideia foi a de dez anos com a presença de um ex-Beatle.
Com um papel sofisticado, mas ainda em relação à liberdade de expressão, o repertório do desfile ainda inclui o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", o jongo "She's Leaving Home", uma ciranda "Yellow Submarine", o ijexá "Torça e Grite", o samba-reggae "Socorro!", o funk "A Difícil Noite do Dia", o batidão "Ingresso para Cavalgar", como marchinhas "Ela te Ama" e "Todo Meu Amor", o baião "Não me compra amor", o samba "Eu quero segurar sua mão" e a quadrilha "Here Comes The Sun", entre outras.
A banda, baixo, saxofone, trombone e trompetes, ganha peso da bateria, com os instrumentos de instrumentos musicais de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. O cuidado com o figurino chama atenção: a banda se apresenta com roupas exclusivas, inspiradas na capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
O Bloco do Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Surgiu a idéia de mesclar uma música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba e, em 2011, veio o primeiro desfile. De lá pra cá, o grupo com múltiplas multidões por onde passou, levando 500 mil pessoas ao carnaval carioca de 2017; o Príncipe Harry da Inglaterra, cair na folia; comandou o carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres; e voltou a terra natal dos Beatles em 2013 para algumas apresentações - uma delas no Cavern Club, clube de sucesso em Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso.
SERVIÇO
DESFILE DO BLOCO DO SARGENTO PIMENTA NO RIO DE JANEIRO
Patrocínios: Antártica / Boa, Booking.com e Uber
Realização: Tour de Música
Dados: 04/03/2019, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento aos Pracinhas
Entrada gratuita
Foto: Divulgação Internet