NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Beija Flor apresenta suas fantasias para 2010 leves mais com muito luxo

    Lucia Mello em 10 de Novembro de 2009

    As fantasias da Beija-Flor continuam mantendo o luxo, marca presente nos desfiles da escola nos últimos anos. As roupas da comunidade foram apresentadas na tarde desta segunda-feira, em um evento reservado para imprensa, no barracão da escola, na Cidade do Samba. Durante o encontro, não foi permitido o uso de máquinas fotográficas. Membro da comissão de carnaval, Alexandre Louzada contou que o pedido por fantasias mais leves foi feito pela diretoria da escola. Nos primeiros setores, muita pena para simbolizar os índios e suas lendas. Depois, a escola viaja ao Egito, com dourado. Na parte final, o prateado ganha espaço para retratar a construção de Brasília, cidade que será enredo da atual vice-campeã do carnaval carioca.
    - Uma fantasia mais leve para o componente evoluir e com um visual novo - resumiu o diretor de carnaval, Laíla, sobre o estilo de fantasias que a escola levará à Avenida.
    Até o ano passado, a Beija-Flor fazia sua tradicional festa dos protótipos. No entanto, para 2010, a comissão de carnaval pediu para que as fantasias não fossem mostradas, mantendo, assim, o segredo. Das 46 alas, 30 serão entregues à comunidade de Nilópolis, contando com ala das baianas, que serão divididas em três grupos (indígena, cristais e Catedral), e a bateria que representará os Dragões da Independência, com uma fantasia confortável para os ritmistas.
    - A independência entra no enredo já que José Bonifácio, um dos homens mais importantes do processo, sugeriu o nome Brasília para a nova capital. Mas antes, já se discutia desde a época do Marquês de Pompal a mudança do centro do poder do país para o interior - conta Louzada.
    Encenação da morte de Tiradentes no desfile
    A comissão se preocupou em utilizar bastante um número variado de cores nas fantasias. Como o enredo passa por lendas indígenas, Egito, colonização, revoltas e desbravamentos até chegar à construção, em si, de Brasília, os carnavalescos deram um tom colorido à escola. Outro artifício usado para 2010,será novamente a teatralização. Louzada pontuou, onde haverá coreografia ao longo do desfile.
    - Ala das crianças que representa os cupins, a valsa da inauguração de Brasília e a encenação da morte de Tiradentes até o local de enforcamento - diz Louzada, que inseriu a Inconfidência Mineira no enredo, pois este movimento era a favor da mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Minas.
    Comissão de Frente representará visão de Dom Bosco
    Além das fantasias, ele adiantou um pouco sobre os carros alegóricos da escola. Este ano, todas as esculturas estão sendo feitas no andar de cima do barracão para evitar ‘tumultos’ no pátio, onde ficam os carros. O sempre esperado abre-alas será com menos plumas e ‘mais imponente’, com a utilização de ferro e bastante luz, segundo Louzada. A alegoria representará a "Lenda de Paranoá". Antes disso, a comissão de frente, dirigida por Gislaine Cavalcanti, representa a visão de Dom Bosco.  
    - A Kayka Sabatella [transformista da comissão de frente de 2009] esse ano sai da comissão e será nossa Rainha do Cupinzal à frente das crianças - brinca Louzada.

    Por: Carnavalesco



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA