NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Através de projetos sociais, Rocinha forma jovens empreendedores de sua comunidade
Lucia Mello em 17 de Setembro de 2009
A Acadêmicos da Rocinha vem mostrando desde 2005, que é mais do que uma escola de samba é uma escola de vida. Por trás dessa agremiação existe uma grande responsabilidade que vai além do Carnaval.
Cumprindo o objetivo de criar oportunidades de inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa e Parque da Cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade, a Acadêmicos da Rocinha realiza a formatura de 60 alunos do projeto Arte Cidadã, desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da escola, o Qualificar, no dia 24 de setembro, às 19h, na quadra da escola, em São Conrado.
O carnaval não é mais a única atividade exercida pela Acadêmicos da Rocinha. O convívio social promovido através do samba foi ampliado e associado ao conceito de responsabilidade social e comprometimento, adotado pela atual gestão da agremiação. O projeto Arte Cidadã promoveu cursos nas áreas de modelagem e corte, costura, adereçaria, decoração, chapelaria, aramistas, aderecistas e de cenografia visando a formação profissionalizante para criação e produção de figurinos, adereços e cenografia.
Os 60 alunos aprenderam na prática a arte do carnaval, com aulas ministradas no barracão. Eles vestiram a camisa da escola e trabalham na confecção das fantasias e alegorias da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval de 2009.
Também almejando a formação de cidadãos, o projeto ampliou o conhecimento e o acesso à informação oferecendo cursos básicos de informática, curso Jovem Empreendedor, palestras e oficinas sobre legislação, saúde, planejamento familiar, diversidade cultural/étnica, sustentabilidade e cidadania. Através desses programas e ações, o núcleo atendeu 1.600 pessoas.
O Qualificar tem em sua estrutura montada na quadra e no barracão da agremiação: salas de aula, biblioteca, cinema, galpão de artes e um espaço de inclusão digital. Neste espaço são promovidas ações sócio-culturais para os componentes da agremiação, moradores das comunidades diretamente assistidas e alunos da rede pública de ensino da região. A meta até o final de 2010 é atingir 10.000 atendimentos. Já está aberta a lista de espera para o projeto Arte Cidadã de 2010. Os interessados precisam estar cursando a rede pública de ensino e serem moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa ou Parque da Cidade. A idade mínima é 15 anos. Maiores informações na secretaria da Acadêmicos da Rocinha ou então no telefone 3205-3318.
O projeto Arte Cidadã tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, parceria do Sebrae e outras instituições atuantes dentro da comunidade.