NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • ARTE DELAS: Museu do Samba abre inscrições para projeto que vai capacitar mulheres negras em gestão de carreira artística

    Redação em 11 de Julho de 2025

    Museu do Samba abre inscrições para projeto que vai capacitar mulheres negras em gestão de carreira artística

    Arte Delas é uma parceria com Banco BV e inclui palestras e oficinas com especialistas

    Com patrocínio do Banco BV e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet), o Museu do Samba está lançando o projeto Arte Delas, voltado para capacitar mulheres negras para a gestão de carreiras e empreendimentos artísticos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWr4EWXGtZB6rIOPmER2VqcgsK96TlAFX8Vuiiip01n1MU6A/viewform?usp=header, também disponível nas redes sociais e no site museudosamba.org.br. São 30 vagas, oferecidas gratuitamente. O Arte Delas terá atividades presenciais, na sede do Museu do Samba, na rua Visconde de Niterói, nº 1096, na Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro.

    Oficinas, nova exposição e perfil das participantes

    O projeto Arte Delas foi pensado para beneficiar mulheres negras, com idade a partir de 16 anos, que tenham interesse em trabalhar com gestão de projetos ou gerenciamento de carreiras de artistas. Também podem participar mulheres negras que já atuam no mercado – como cantora, dançarina, estilista ou artista plástica, por exemplo – e queiram aprender como alavancar sua trajetória profissional.

    O conteúdo será apresentado no formato de oficinas, palestras e rodas de conversa, que acontecerão a partir do dia 26 de julho. O programa inclui bate-papos com artistas, produtores e empresários que atuam com várias linguagens artísticas. Entre os temas a serem abordados estão: elaboração de portfólio, relacionamento com a imprensa, direitos autorais, contratos, marketing e vendas, produção, formação de equipes, leis de incentivo fiscal e elaboração de projetos.

    No final da capacitação, será montada uma nova exposição no Museu do Samba, construída coletivamente pelas participantes. O Museu do Samba é uma das quatro instituições em todo o Brasil contempladas pela quarta edição da Seleção Cultural do Banco BV, que analisou 80 projetos de diversas linguagens artísticas com foco na valorização da comunidade negra feminina.

    "A parceria com o BV no apoio ao projeto 'Arte Delas' é de extrema importância para fortalecer o fazer artístico-cultural de mulheres negras, impulsionando suas carreiras e ampliando sua presença no cenário artístico brasileiro, seja no samba, no teatro, na música, ou outras linguagens. Por meio do projeto, vamos oferecer a capacitação em gestão de produção e gerenciamento de carreiras, apresentando ferramentas práticas e conhecimentos para que elas possam conquistar mais espaço e visibilidade no mercado cultural; e tudo isso com algumas marcas já características das agendas do Museu do Samba: o acolhimento, a troca e a valorização dos saberes que elas trazem de suas próprias vivências e ancestralidade", afirma Nilcemar Nogueira, diretora de projetos e fundadora do Museu do Samba.

    Abertura será dia 26 de julho

    O programa de capacitação começa no dia 26 de julho (sábado), às 10h, com um seminário que reunirá especialistas em carreiras. Estão confirmados:

    · Fernanda David, empresária da cantora Roberta Sá;

    · Juliano Almeida, diretor geral da Animart Produções, produtora responsável pelas carreiras de Olivia e Francis Hime, além de trabalhos realizados como Elza Soares e Lucy Alves;

    · Kaká Reis, booker (responsável pela venda de shows e gestão de carreira) de Diogo Nogueira;

    · Paulo Zulenka, stylist (profissional de moda, que atua na composição de looks de artistas), designer de formação, com ampla experiência no meio artístico;

    · Pedro Nascimento, head de Marketing da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!