NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • ANAT COHEN & MARCELLO GONÇALVES EXPLORAM CANCIONEIRO DA MPB EM

    Redação em 18 de Outubro de 2021

    Virtuosos indicados ao Grammy, violonista de 7 cordas brasileiro e clarinetista israelense residente em Nova York lançam segundo álbum juntos. Em 29 de outubro, o duo faz show na plataforma Bandcamp, seguida por bate-papo ao vivo no Zoom.

    Reconvexo é uma palavra inventada por Caetano Veloso, combinando côncavo, convexo e Recôncavo Baiano - região da Bahia onde ele nasceu. O Recôncavo Baiano é um símbolo da identidade afro-brasileira, aberta ao mundo através da baía localizada nesta área de formato côncavo. E é "Reconvexo" que dá nome ao segundo álbum da clarinetista Anat Cohen e do violonista de 7 cordas Marcello Gonçalves, disponível em 15 de outubro nos aplicativos de música, pelo selo Anzic Records. As versões em CD e vinil estão à venda no site do selo. Em 29 de outubro, às 21h, eles fazem o show online de lançamento na plataforma Bandcamp e na sequência recebem o público para um bate-papo ao vivo no Zoom.

    Os artistas responderam ao isolamento forçado causado pela quarentena de 2020 de várias maneiras em todo o mundo. No Brasil, estrelas como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gilberto Gil (que completam 80 anos em 2022) compartilharam performances de suas casas, tocando seus sucessos para os fãs, de uma sala para outra. A apresentação nesse novo formato, para pessoas que precisavam do conforto que a música pode proporcionar, reforçou ainda mais o já profundo impacto dessas melodias e letras na cultura brasileira.

    Entre esses fãs estavam Anat Cohen e Marcello Gonçalves, em quarentena no Rio. Como Marcello coloca: "Tenho sonhado com Anat cantando essas palavras através de seu clarinete, imaginando o quão potente seria sua maneira única de interpretar melodias transmitindo a mensagem das letras a qualquer pessoa familiarizada com elas, mesmo quando tocadas instrumentalmente". Ao ouvir essas apresentações em tempo de quarentena, "cada um desses concertos me lembrava músicas que eu poderia tocar com Anat, o que deu ainda mais sentido para que este projeto fosse feito neste momento", completa o violonista.

    Tendo como pano de fundo um país e um mundo voltando-se para dentro, destilando a importância da música na vida de tantos, a dupla se propôs a gravar um disco inspirado na beleza do Brasil e no espírito de seu povo. O resultado é ao mesmo tempo íntimo e virtuoso, triste e esperançoso, embebido com o sentimento expresso unicamente na língua portuguesa como saudade - agridoce, ao mesmo tempo profundamente feliz e triste, e cheio de emoção.

    As nove canções escolhidas para "Reconvexo'' vêm de alguns dos maiores compositores do Brasil, entre eles os citados Caetano, Milton e Gil, e também de Dorival Caymmi, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. Fechando o álbum, "Never Dreamed You'd Leave in Summer", de Stevie Wonder.

    A obra do artista plástico brasileiro Ernesto Neto estampa a capa de "Reconvexo". Assim como os compositores do álbum, a arte de Neto se aprofunda na cultura brasileira e está conectada ao mundo ao mesmo tempo. É a representação visual que a dupla desejava para o trabalho - que chega cinco anos após o lançamento de "Outra Coisa: The Music of Moacir Santos", o primeiro do duo, que foi indicado ao Grammy na categoria "Best Latin Jazz Album", em 2017.

    FICHA TÉCNICA

    ÁLBUM: RECONVEXO

    ARTISTAS: ANAT COHEN & MARCELLO GONÇALVES

    1. Reconvexo (Caetano Veloso) 3:51

    2. Ânima (Zé Renato/Milton Nascimento) 5:11

    3. O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi) 4:09

    4. Andar com Fé (Gilberto Gil) 3:42

    5. Maria Maria (Milton Nascimento/Fernando Brant) 8:02

    6. Correnteza (Antonio Carlos Jobim/Luiz Bonfá) 4:59

    7. Paula e Bebeto (Milton Nascimento/Caetano Veloso) 5:28

    8. El Diablo Suelto (Heraclio Hernandez) 4:06

    9. Never Dreamed You'd Leave in Summer (Stevie Wonder/Syreeta Wright) 2:05




ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!