NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Ambev lança edital inédito para patrocinar blocos de carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo
Redação em 20 de Novembro de 2025
Liderado por Skol e Brahma, "Brinde à Rua" é o primeiro edital da cia totalmente dedicado aos blocos e ligas independentes. A iniciativa contemplará 250 patrocínios, incentivando a base do carnaval de rua das duas cidades
O coração do carnaval pulsa nas ruas. É nela que a criatividade, os brindes e a alegria se encontram para criar uma das maiores manifestações culturais do mundo. Para contribuir com essa festa vibrante e democrática, a Ambev anuncia o lançamento do 'Brinde à Rua', seu primeiro edital dedicado aos blocos e ligas independentes do Rio de Janeiro e de São Paulo e assinado por Skol e Brahma, marcas com um longo histórico de apoio e fomento ao carnaval brasileiro.
Na capital paulista, o carnaval ganha um reforço especial: Skol está de volta! A cerveja da Ambev que "desce redondo" retorna como a marca protagonista da folia paulistana, trazendo ativações exclusivas, experiências imersivas para os consumidores e ações de personalização em guarda-sóis e pontos de venda. Além de Skol, os foliões poderão aproveitar outras cervejas e bebidas do portfólio da Ambev, incluindo rótulos premium como Spaten e Corona, além das opções zero álcool para quem prefere curtir sem abrir mão da cerveja gelada. Já no Rio, o apoio aos blocos ficará por conta de Brahma, patrocinadora oficial do carnaval na região. A cerveja tem ligação histórica com a festa popular brasileira, que nasceu onde hoje é a Marquês de Sapucaí. Um fato curioso que funde a história da marca com o carnaval, é que Brahma teve a sua primeira cerveja engarrafada em 1934, justamente por conta da folia carioca.
A iniciativa contemplará blocos com até 20 mil foliões - aqueles que carregam o espírito popular da festa e enfrentam grandes desafios logísticos e financeiros. As inscrições começam no dia 28 de novembro e vão até 07 de dezembro/24 de novembro e vão até 07 de dezembro, podendo ser realizadas de forma gratuita pela plataforma Prosas.
Com repasse direto, antecipado e sem custo para os grupos contemplados, a iniciativa da companhia vai apoiar, ao todo, 250 blocos e ligas independentes, totalizando um investimento de R$4 milhões para fortalecer a base do carnaval de rua e contribuir com uma celebração mais autônoma, organizada e segura.
Mais do que um apoio, o 'Brinde à Rua' representa uma evolução no patrocínio à cultura: a antecipação do apoio permite que os blocos tenham fôlego para planejar seus cortejos com tranquilidade - um formato inédito para a Ambev, que mostra o olhar consistente da empresa para o ecossistema, por meio de processos ágeis, simples e desburocratizados.
"Somos uma grande parceira do Carnaval brasileiro. Ambev tem mais de 25 anos apoiando o ecossistema e criando experiências emblemáticas que conectam nossas marcas e foliões de todo o país. O carnaval de rua sempre foi um espaço de celebração, brindes e negócios. Investir diretamente na base, antecipar recursos e descomplicar o processo é uma forma de dizer que acreditamos nos blocos e no impacto que eles geram. Este é um passo importante para garantir que o carnaval siga sendo plural, democrático e brasileiro", destaca Leandro Mendonça, diretor de marketing de experiências e patrocínios.
Essa iniciativa se soma a um movimento maior da companhia para valorizar a cultura brasileira. Em 2025, a Ambev anunciou um investimento de R$67 milhões em projetos culturais em todo o país, reforçando seu compromisso com a economia criativa e com a preservação das manifestações que fazem parte da identidade nacional. O 'Brinde à Rua' é mais um capítulo dessa história.
O impacto do carnaval vai muito além da folia: em 2025, a festa movimentou mais de R$ 12 bilhões na economia brasileira, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), com setores como bares e restaurantes (R$ 5,4 bilhões), transporte (R$ 3,31 bilhões) e hospedagem (R$ 1,28 bilhão) respondendo por 83% da receita do turismo. Além disso, 53 milhões de pessoas participaram das festividades, e foram criadas mais de 32 mil vagas temporárias, fortalecendo comunidades e impulsionando a economia e trabalho no país.
Serviço
O quê: Edital "Brinde à Rua"
Quem pode participar: Blocos e ligas com até 20 mil foliões
Quando: Rio de Janeiro: inscrições de 24 de novembro a 7 de dezembro de 2026; São Paulo: inscrições de 28 de novembro a 7 de dezembro de 2026
Onde: online, pela plataforma Prosas

