NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Alegria de Copacabana anuncia novos diretores de inclusão com foco em acessibilidade e diversidade
Redação em 24 de Julho de 2025
A Escola de Samba Alegria de Copacabana, integrante da Superliga do Brasil, anunciou a chegada de Renata Monnier e Márcio Vasconcellos como novos diretores de inclusão da agremiação. A dupla terá como missão promover a participação de pessoas com deficiência (PCDs) e demais grupos minoritários nos projetos da escola, com ações voltadas à valorização da diversidade e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento por meio da arte.
Renata Monnier é referência na área da dança, com uma trajetória sólida que inclui atuações em shows, programas de TV e festivais. No Carnaval, tem passagens por importantes agremiações do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. É fundadora e coordenadora do Grupo Samballet de Inclusão, iniciativa que nasceu após o reconhecimento com o prêmio Machine 2020 de melhor ala de inclusão. "Quero fazer com que todas as pessoas — PCDs, idosos, pessoas obesas — participem e se sintam empoderadas por meio da arte, gerando coesão social. Minha definição de PCD, que também sou, é Pessoa Com Determinação", afirmou Renata.
Já Márcio Vasconcellos tem formação em Dança e Teatro e soma mais de três décadas de atuação artística. No Carnaval, trabalhou com escolas mirins e do Grupo Especial, atuando em alas de passo marcado e comissões de frente. Nos últimos 10 anos, tem se dedicado especialmente a projetos com pessoas 60+ e PCDs, promovendo a inclusão geracional e a diversidade étnica como pilares de transformação cultural. Ele também integra, há dois anos, a direção artística do Grupo Samballet de Inclusão e colabora com a equipe do Arrastão de Cascadura.
Em 2026, a Alegria de Copacabana será a décima escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, no primeiro dia de apresentações da Série Bronze, levando para a avenida o enredo "Tranca Rua", desenvolvido pelos carnavalescos Thiago Braga e Paulo Jorge. A chegada dos novos diretores reforça o compromisso da escola com a construção de um Carnaval mais inclusivo e representativo.