NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
AÇÃO DA CIDADANIA PROMOVE WORKSHOP GRATUITO COM MILTON CUNHA E A AMEBRAS - ASSOCIAÇÂO DE MULHERES EMPREENDEDORAS SOBRE ADEREÇOS CULTURAIS E ESTÉTICOS
Redação em 15 de Outubro de 2025
Iniciativa integra o projeto FormAção de Portas Abertas, que até o final do ano receberá diversos artistas, músicos e personalidades do cenário cultural como Clayton Nascimento e André Câmara e Bruno Quixotte.
A sede da Ação da Cidadania, na Gamboa, recebe neste sábado (18/10), das 10h às 13h, o sexto workshop do ciclo FormAção de Portas Abertas 2025, gratuito e aberto ao público, com uma vivência prática sobre “Adereços Culturais e Estéticos” com Milton Cunha, uma referência nacional na valorização das manifestações culturais brasileiras, e a AMEBRAS – Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, que transformam sonhos em ação.
O encontro inicia-se com uma oficina prática da AMEBRAS e, logo após, uma aula magna sobre o carnaval com Milton Cunha. A atividade destaca o papel dos adereços culturais e estéticos como elementos essenciais para a identidade e expressão artística popular.
Milton Cunha dispensa apresentações. E vai levar seu conhecimento de toda uma vida ligada ao carnaval. “O importante desse encontro lá na Ação da Cidadania é o aspecto social, do carnaval, da escola de samba, do bloco e das comunidades. Quando se fala em formação, treinamento e especialização de mão de obra, isso, pro setor da folia popular, é muito importante ter gente preparada. Vamos treinar gente para empreender no mundo do samba”.
E Leonardo Soares, um dos integrantes da AMEBRAS – que apoia trajetórias femininas que buscam realizar seus projetos de vida com autonomia e impacto social – só vai somar com a oficina prática fortalecendo redes de apoio, geração de renda e inclusão. Autodidata, aderecista, figurinista, pesquisador e carnavalesco há 26 anos, Leonardo está imerso no universo do carnaval. Atualmente é carnavalesco da Mangueira do Amanhã e Unidos do Cabral e tem passagens no carnaval do Rio, Cabo Frio, Poços de Caldas (MG), Brasília e Espírito Santo.
A atividade faz parte dos 11 workshops programados entre julho e novembro desse ano do FormAção Ação da Cidadania e Shell, programa realizado em parceria com a Shell e apoio do Ministério da Cultura. O projeto tem como objetivo ampliar o acesso de jovens e moradores de territórios populares a oportunidades de formação e expressão artística e busca valorizar saberes, democratizar o acesso à formação e fomentar novas trajetórias na cultura brasileira.
Atualmente, o programa FormAção atende cerca de 200 alunos em cursos gratuitos nas áreas de produção cultural, direção de arte, figurino, roteiro, caracterização, canto, dança, circo e interpretação. Em 2025, o projeto bateu recorde de inscrições, reforçando sua importância como espaço de democratização da cultura e formação cidadã.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.acaodacidadania.org.br. A Ação da Cidadania fica na Rua da Gamboa, 246, na Gamboa.