NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
A primeira feijoada de 2026 celebra os 65 anos do Cacique de Ramos
Redação em 13 de Janeiro de 2026
146ª edição do evento traz Ronaldinho – Craque de Samba (ex-integrante do Fundo de Quintal), Marquinhos Sensação, Grupo Caciqueando, Margarete Mendes, Liérte Junior, Grupo Biguá e Cairo Madureira
Prestes a entrar no período carnavalesco, o bloco que saúda a trajetória e a importância de seu presidente de honra, o eterno Bira Presidente, chega à marca de 146 edições de sua feijoada. O evento acontece uma vez por mês, sempre no terceiro domingo. A edição de janeiro, marcada para o dia 18, a partir das 13h, é ainda mais especial, pois celebra o aniversário de fundação da instituição.
Com entrada gratuita, o Cacique de Ramos oferece aos sambistas, de perto ou de longe, uma experiência democrática, com roda de samba, visitação ao Centro de Memória, os shows das Cortes Curumim e Glória Caciqueana e a alegria dos integrantes das Alas Reunidas. Tudo em um pacote de emoção que só o Cacique pode proporcionar.
A feijoada tem tempero saboroso e é a estrela da festa, custando R$ 35 (o prato). Outra opção para o almoço é o buffet de churrasco, disponível durante todo o evento. As mesas podem ser alugadas no local. A partir das 18h, a cozinha oferece o cardápio de petiscos, além das opções de caldos e sopas.
Ronaldinho – Craque de Samba (ex-integrante do Fundo de Quintal), Marquinhos Sensação, Grupo Caciqueando, Margarete Mendes, Liérte Junior, Grupo Biguá e Cairo Madureira são os artistas escalados para a super roda de samba, que vai embalar o público até as 23h.
Informações sobre camarotes e demais serviços podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (21) 3251-4374.
A quadra do Cacique de Ramos está localizada na Rua Uranos, 1326 – Olaria, Rio de Janeiro.
Serviço
Evento: 146ª Feijoada do Cacique de Ramos
Data: Domingo, 18 de janeiro, a partir das 13h
Local: Rua Uranos, 1326 – Olaria – Rio de Janeiro
Atrações:
Grupo Caciqueando
Margarete Mendes
Ronaldinho – Craque de Samba (ex-integrante do Fundo de Quintal)
Marquinhos Sensação
Liérte Junior
Grupo Biguá
Cairo Madureira
Entrada: Franca
Informações: (21) 3251-4374 (WhatsApp)
Cacique de Ramos celebra 65 anos com programação de sábado a terça-feira no Doce Refúgio
Confira o roteiro
O Cacique de Ramos comemora seus 65 anos com uma programação especial que se estende de sábado (17) a terça-feira (20 de janeiro), no Doce Refúgio. Embora o aniversário oficial do bloco seja celebrado no feriado de São Sebastião, no dia 20, as atividades começam no fim de semana e reúnem momentos de fé, samba e confraternização.
Sábado – 17 de janeiro
Trezena de São Sebastião
Horário: a partir das 10h
Benção: 11h
Entrada franca
A família caciqueana se reúne para mais uma edição da tradicional Trezena de São Sebastião, com a recepção, pelo 14º ano consecutivo, da imagem peregrina do padroeiro do Rio de Janeiro e do Cacique de Ramos.
A bênção será conduzida pela Comitiva da Arquidiocese do Rio de Janeiro e contará com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. O encontro de fé inaugura simbolicamente o novo período da instituição e prepara os componentes do bloco para mais um ano de celebrações. A entrada é gratuita.
Terreiro de Crioulo canta Cacique (evento comercial)
Início: 15h
Ingressos à venda
À tarde, a partir das 15h, a Roda de Samba Terreiro de Crioulo realiza sua segunda apresentação no palco do Cacique, com participações especiais. Os ingressos estão à venda.
Domingo – 18 de janeiro
Feijoada do Cacique – Edição nº 146
Horário: das 13h às 23h
Entrada franca
O domingo marca a primeira feijoada de 2026 e integra as comemorações pelos 65 anos do Cacique de Ramos. Em clima de festa, a programação musical reúne Ronaldinho – Craque de Samba, Marquinhos Sensação, Grupo Caciqueando, Margarete Mendes, Liérte Junior, Grupo Biguá e Cairo Madureira, a partir das 13h, no Doce Refúgio.
Terça-feira – 20 de janeiro
Celebração de Ação de Graças pelo aniversário do Cacique de Ramos
Horário: 17h
No Dia de São Sebastião, acontece a tradicional missa campal na sede do Cacique de Ramos. A celebração será presidida pelo Cônego Júlio, da Igreja Matriz São Geraldo, de Olaria.
Mais do que marcar os 65 anos do bloco, a cerimônia será um momento de memória e reflexão pelos sete meses sem Bira Presidente. Após a missa, a comemoração segue com samba na palma da mão, bolo e confraternização em homenagem ao aniversariante.

