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  • 8º Concurso Nacional de Marchinhas bate recorde de inscrições e divulga finalistas

    Lucia Mello em 23 de Novembro de 2012

    Rio de Janeiro, São Paulo e Belém já estão entre as ‘dez mais’ do carnaval 2013, escolhidas entre 1632 composições inscritas
    Foi divulgada a  lista das dez canções finalistas do  8º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso – Prêmio Haroldo Lobo. Rio de Janeiro, São Paulo e Belém emplacaram músicas este ano, que já estão sendo ensaiadas e gravadas pela Banda Fundição, sob comando do Maestro Marcelo Bernardes, e estarão no CD “As melhores marchinhas do carnaval  2013”.
    As próximas ações do concurso serão o lançamento do CD,  no dia 8 de janeiro, e um desfile de rua com grandes blocos de carnaval do Rio no dia 13 do mesmo mês. O grande baile da finalíssima acontece no dia 27 de janeiro. O projeto conta com patrocínio da Petrobras e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro via lei de incentivo à cultura e com a parceria do programa Fantástico, da TV Globo, que transmite ao vivo a final do concurso com votação interativa.  As premiações desta edição serão: R$ 15 mil para o primeiro colocado; R$ 8 mil para o segundo colocado; R$ 4 mil para o terceiro colocado.

    Finalistas:
    ANA BOLIVIANA, A CANÇÃO - JICA THOMÉ E SERGIO TURCÃO - SÃO PAULO/SP

    “ANA BOLIVIANA

    CHICA BACANA

    DE SANTA CRUZ

    ANA PATRICIA CARMEN

    GONZALES SOSA

    RODRIGUES LUZ

    ANA NÃO MORA EM RANCHO

    NÃO USA PONCHO

    NÃO QUER CASAR

    ANA BOLIVIANA

    E GUSTA A CONGA

    Y EL CHA CHA CHA”

     

     

     

    ÁIO NO ÔIO - PAULO PADILHA - SÃO PAULO/SP

     

    AI! SAI! AI! SAI!

    FOI NO MÊS DE MAIO

    EU TAVA PICANDO ÁIO

    PRA FAZER O MÔIO (COM SHOYU) 2x   

    MAS NO MEIO DO TRABÁIO

    QUASE QUE EU DESMAIO

    EU FUI COÇAR O ÔIO                                    

    A TURMA VOLTOU DA PRAIA

    E FOI JOGAR BARÁIO

    QUEM ASSUSTOU COM O BARÚIO

    FOI MEU PRIMO CAIO

    QUE É QUE FOI CÊ TÁ PULANDO

    FEITO UM PAPAGAIO

    FOI O ÁIO, FOI O ÁIO

    NUNCA MAIS EU ME DISTRAIO

    E EU GRITAVA:

    AI!!

    FOI O ÁIO QUE ENTROU NO ÔIO

    E DO ÔIO NÃO SAI 2x

    DOER UMA DOR NÃO DÓI

    MAS ARDE PACA...

    AI, AI, AI,

    AI, AI, AI, 2x

    AI, AI, AI,

    UIUIUIUIUIUIUI

     

    BOI, BOI, BOI... - DANIEL PEREIRA – NITERÓI/RIO DE JANEIRO

     

    NÃO É DELÍRIO, EU TÔ OUVINDO

    POR ONDE EU PASSO TODO MUNDO TÁ MUGINDO

    NÃO VOU DORMIR, NÃO TEM CONVERSA EU SEI QUE FOI

    EU NÃO SOU BESTA, EU NÃO SOU BURRO EU SOU É BOI

    POSSO ATÉ COMER CAPIM, MAS NÃO BRIGO COM NINGUÉM

    VOCÊ FICA RINDO AÍ, MAS UM DIA FOI TAMBÉM

    NO CARNAVAL O BOM HUMOR É GARANTIDO

    É BOI TUFÃO, É BOITATÁ, É BOI BANDIDO

    BOI, BOI, BOI... TODO MUNDO UM DIA FOI

     

    BUXA O CORDÃO - SÉRGIO FÉRES E JAIR B. DO NASCIMENTO - SÃO PAULO/SP

     

    BUXA

    BUXA

    BUXA O CORDÃO

    NAGIB VAI NA FRENTE

    ATRAS VAI SALOMÃO

     

    EU SER NAGIB

    EU SER SALOMÃO, SALOMÃO

    NESTE CARNAVAL

    SER OU NÃO SER

    EIS A QUESTÃO

    AI BUXA BUXA BUXA

     

    MACUMBEIRO MODERNO - RIBA (PEDRO FIGUEIREDO) E BOCÃO - RIO DE JANEIRO/RJ

     

    MACUMBEIRO MODERNO, FAZ OS SEUS TRABALHOS

    MAS SÓ QUER CONVENIÊNCIA

    ATÉ SUAS CONSULTAS

    SÃO POR VÍDEO CONFERÊNCIA

    FAROFA PRONTA PIPOCA DE MICROONDAS

    FRANGO DA PADARIA TUDO SOSSEGADO

    BAIXAR O SANTO AGORA É POR DOWNLOAD

    BASTA ESTAR CONECTADO

     

    QUE MICO (BANHEIRO QUÍMICO) - MU CHEBABI, JOVI JOVINIANO E GABRIEL MOURA -RIO DE JANEIRO/RJ

     

    QUE MICO!

    QUE MICO!

    ALGUÉM FEZ XIXI NO MURO

    NÃO USOU BANHEIRO QUIMICO

    QUE MICO!

    QUE MICO!

    A SOLUÇÃO PRO CARNAVAL É O PENICO

    AI MEU AMOR

    VOU ALÍ NO LAVATÓRIO

    NO TOILETTE, NA CASINHA, WC

    TODA CERVEJA VOU DEIXAR NO MICTÓRIO

    NÃO ME IMPORTA QUAL O NOME QUE SE DÊ

     

    AI AI AI AI

    OLHA A FILA DO BANHEIRO

    SAI SAI SAI SAI

    QUE EU BEBI O BAR INTEIRO

    QUEM NÃO SE SEGURA VAI PARAR NA VIATURA

    SE MIJAR NA RUA LEVA DURA

    AI AI AI AI

    OLHA A FILA DO BANHEIRO

    SAI SAI SAI SAI

    QUE EU BEBI O BAR INTEIRO

    AQUI COM ESSE CHEIRO É QUE EU NÃO FICO

    A SOLUÇÃO PRO CARNAVAL É O PENICO

     

    TESTE DE DNA - ESPANHOL E SYLVIO PAULO - RIO DE JANEIRO/RJ

     

    MEU CONTRACHEQUE TÁ ESTOURADO

    SÃO SETE FILHOS PRA PAGAR PENSÃO...

    TANTO MOLEQUE E UM SÓ COITADO BIS

    PRA ALIMENTAR ESSA POPULAÇÃO....

    AH, SENHOR JUIZ,

    FAÇA COMPROVAR

    O QUE A "ZEFA" DIZ

    COM DNA....

    TRÊS SÃO "JAPONÊS",

    QUATRO "SARARÁ",

    SÓ FUI UMA VEZ, LÁ NO CEARÁ......

     

     

     

    VAMO ET - ELTON RIBEIRO, POLI BRANDANI E TAVINHO LIMMA - ILHA SOLTEIRA/SP

     

    FIZ UMA VIAGEM ATÉ O ESPAÇO SIDERAL

    FUI PROCURAR O ET PRÁ BRINCAR O CARNAVAL

    FIZ UMA VIAGEM ATÉ O ESPAÇO SIDERAL

    FUI CONVIDAR O ET PRÁ BRINCAR O CARNAVAL

    E O “ETEIMOSO” – EI!

    DESCONFIADO, CISMADO, RESSABIADO

    SEM SABER O QUE FAZER

    EU DISSE: TEM A MORENA, A MULATA E O BALANCÊ

    E O POVO, LÁ DA TERRA, MANDOU CONVIDAR VOCÊ

    VAMO ET, VAMO ET, VAMO ET

    VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!

    VAMO ET, VAMO ET, VAMO ET

    VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!

     

    VOVÔ AMPULHETEIRO - BOZO, ANDRÉ MESQUITA, MOREIRA JUNIOR E ALBERTO SILVA – BELÉM/PA

     

    O VOVÔ FOI PRO EGITO E APRENDEU A FAZER AMPULHETA

    UM RELÓGIO ARTESANAL DE AREIA, VIDRO E PAU

    ABRIU UMA LOJA E GANHOU MUITO DINHEIRO

    FICOU POR LÁ E SE TORNOU AMPULHETEIRO

     

    AMPULHETEIRO, AMPULHETEIRO, AMPULHETEIRO

    O VOVÔ LÁ NO EGITO SE TORNOU AMPULHETEIRO

    AMPULHETEIRO, AMPULHETEIRO

    O VOVÔ LÁ NO EGITO SE TORNOU AMPULHETEIRO

     

    AGILIDADE, ELE TINHA EM SUAS MÃOS

    A SUA ARTE ERA PURA MAESTRIA

    O VOVÔ ERA ALEGRIA

    ERA UM GRANDE FOLIÃO

     

    REFRÃO

     

    COM A IDADE, FOI PERDENDO A HABILIDADE

    SÓ FAZIA UMA AMPULHETA COM A MAIOR DIFICULDADE

    SE APOSENTOU POR UM PROBLEMA VISUAL

    NÃO ENXERGAVA MAIS AREIA, NEM O VIDRO, NEM O PAU

     

    99 NÃO É 100 - RUBEN JACOBINA E IARA RENNÓ - RIO DE JANEIRO/RJ

     

    SE ELA É DE MENOR

    NÃO FIQUE AFOITO

    TROCANDO 17 POR 18

    OLHANDO ATÉ PARECE QUE ELA TEM

    PORÉM 99 NÃO É 100

    UTILIZANDO O CHAVÃO

    PRESTE A MAIOR ATENÇÃO

    ONDE VOCÊ PÕE A MÃO

    POIS ENTRE O SIM E O NÃO,EXISTE UM VÃO

     

    Sobre Haroldo Lobo, homenageado desta edição

     

    “Índio quer apito” (com Milton de Oliveira) e “Alalaô” (com Nássara), “Diabo sem rabo” (com Milton de Oliveira) são algumas das marchinhas mais lembradas de Haroldo Lobo (Rio de Janeiro, 1910 - 1965), o homenageado desta edição. Conhecido nos anos 40 e 50 como “rei do carnaval”, Lobo é um dos compositores da “santíssima trindade” da folia (segundo o jornalista Sérgio Cabral), ao lado de João de Barro e Lamartine Babo - ambos já homenageados pela disputa.

     

    Marchas como “A Maria tá”, “Eu quero é rosetar” e “Pistoleira” (as três com Milton de Oliveira) e o samba “Tristeza” (com Niltinho)  fazem parte do repertório de Haroldo, que também criou um dos mais bem sucedidos slogans políticos brasileiros: “Bota o retrato do velho” (com Marino PInto), que saudava a volta de Vargas ao governo federal nas eleições de 1950 e estourou no carnaval do ano seguinte.

     

    Outros sambas de sucesso de Haroldo foram “Pra seu governo”, “Vou sambar em Madureira” (ambas com Milton de Oliveira), “Coitado do Edgard” (com Benedito Lacerda), “Emília”, “Rosalina” e “Alô padeiro” (as três com Wilson Baptista).

    Além da vida de compositor, foram dois os principais empregos com que ganhou a vida e sustentou a família: como guarda de polícia e funcionário da tecelagem América Fabril. Também foi craque no basquete, com vários títulos conquistados pelo Botafogo de Futebol e Regatas (onde começou a jogar) e pelo Clube de Regatas do Flamengo (seu time de coração).

    Apesar de funcionário exemplar nos empregos que teve, no carnaval se transfigurava – há relatos de que preparava uma fantasia para cada um dos quatro dias. E era “dono” de um bloco popularíssimo, o Bloco da Bicharada, do Jardim Botânico, no qual desfilava desde a infância. Por conta desde bloco, fez dezenas de marchinhas tendo bichos como mote, como “O passo do canguru”, “Cuco” (O passarinho do relógio), “Miau miau”, “Que passo é esse Adolfo?”, “Andorinha”, “Cachorro vai,Malandro é o gato”, “Tem galinha no bonde” e “O passo da girafa”, entre outras. O “QG” do bloco era oCarioca Esporte Clube, na Rua Jardim Botânico (o clube está lá até hoje), do qual Haroldo Lobo foi presidente.

     

    Sobre o Concurso

    Idealizado por Perfeito Fortuna, agitador cultural, ator e presidente da Fundição Progresso, o "Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso" foi lançado em 2005. O projeto, que conta mais uma vez com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura via Lei de Incentivo a Cultura, é considerado um marco na revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro e no país. A partir de sua criação, mais de 7.200 composições foram inscritas na disputa, vindas de todos os estados brasileiros. Diversas cidades realizaram eventos semelhantes nos anos seguintes à criação do concurso da Fundição.

     

    Nas edições anteriores, as marchinhas vencedoras foram: “Milagre do Viagra”, de Homero Ferreira, em 2006; “Pra Carmem” de Bete Bissoli, em 2007; “Volante e Cachaça não Combina”, de Mauro Diniz e Cláudio Jorge, em 2008 e “Bom Dia”,de Renato Torres Lima, em 2010. O bicampeão Edu Krieger foi o primeiro colocado em 2009, com “Bendita Baderna” e em 2011, com “Nossa fantasia”. Em 2012, “Papagaio no Arame”, do pernambucano Fábio Simões, levou o primeiro prêmio.

     

    Sobre a Fundição Progresso

     

    [1] A Fundição Progresso celebra em 2012 os 100 de sua construção e 30 anos  de seu renascimento – quando esteve prestes a ser demolida e foi salva por um grupo de artistas do Circo Voador, fundado e então administrado pelo ator e agitador cultural Perfeito Fortuna.

     

    Palco de espetáculos musicais, teatrais, circenses e também escola de festas, a Fundição é o lugar onde a arte  é pensada, produzida, ensinada e apresentada para cerca de 800 mil pessoas anualmente. Localizada num prédio histórico de uma antiga fábrica de objetos de ferro desativada nos anos 70, a Fundição abriga desde grandes eventos do showbizz às manifestações tradicionais e renovadas do carnaval carioca.

     

    Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro, Teatro de Anônimo, Vídeo Fundição, CDI e Orquestra Petrobras Sinfônica são alguns dos grupos culturais que habitam o espaço diariamente, ensaiando, ensinando e apresentando sua arte.

     

    Administrada por Perfeito Fortuna desde 1999, a Fundição se tornou referência para o carnaval carioca e brasileiro com a criação do Concurso Nacional de Marchinhas e com os ensaios de importantes blocos carnavalescos em sua sede, como o Monobloco, o Rio Maracatu, Bloco do Sargento Pimenta e o Bangalafumenga.

     

    Local onde foram vividos momentos históricos da MPB, como shows de Cássia Eller e a despedida do grupo Los Hermanos, a casa de espetáculos da Fundição Progresso está entre os principais espaços para shows no Rio de Janeiro. Turnês internacionais também fazem parte da programação do espaço, que já recebeu nomes como Franz Ferdinand, Manu Chao, Motorhead e Marilyn Manson, só para citar alguns.
    Informações: (21) 2220-5070 /
    carnaval@fundicaoprogresso.com.br



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