NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
15ª EDIÇÃO DO TREM DO SAMBA TERÁ DOIS DIAS DE SHOWS
Lucia Mello em 02 de Dezembro de 2010
Evento acontece nos dias 2 e 4 de dezembro
Marquinhos de Oswaldo Cruz- Idealizador do Trem do Samba
Com patrocínio da Petrobras, SuperVia e Prefeitura do Rio de Janeiro, acontece nos dias 2 e 4 de dezembro, a 15ª edição do Trem do Samba. Este ano a festa será realizada em dois dias. No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, às 19 horas, Marquinhos de Oswaldo Cruz, compositor e idealizador do evento, recebe a Velha Guarda da Portela, Velha Guarda do Império Serrano, Jongo da Serrinha, Mauro Diniz, Serginho Procópio e Renatinho Partideiro, no palco montado na estação Central do Brasil. No sábado dia 4 de dezembro, a partir das 11 horas, será realizado o show no mesmo palco da Estação Central do Brasil , com Marquinhos de Oswaldo Cruz recebendo grandes nomes do samba como; Wilson Moreira, Nelson Sargento, além das ilustres Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel e a Bateria do Mestre Faísca. As apresentações são seguidas pelas saídas dos tradicionais trens com destino ao bairro de Oswaldo Cruz, onde a festa continua a todo vapor.
Para embarcar nesses trens especiais, será necessário trocar 1 kg de alimento não perecível por um ticket de entrada, a partir das 9 horas do dia 4 de dezembro, na estação Central do Brasil. A troca é limitada as primeiras 3 mil pessoas e os alimentos arrecadados serão doados para o Banco Rio de Alimentos, do Programa Fome Zero. Os foliões também poderão viajar comprando uma passagem de trem no valor normal de R$ 2,50. O primeiro trem sairá às 13h30min, seguido por viagens às 14h e 14h30min, encerrando o evento na Central.
Em Oswaldo Cruz, três palcos estarão montados para a festa continuar, começando às 14 horas. No primeiro, ao lado da via férrea,Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe sambistas consagrados como Nocada Portela, Delcio Carvalho,Sombinha e o Pagode da Tia Doca entre outros.
O segundo, localizado na Rua Átila da Silveira, Marquinhos de Oswaldo Cruz relembra os anos de ouro do Cacique de Ramos com os Partideiros do Cacique, Sombrinha e Almir Guineto. Ainda neste palco Marquinhos canta com Toninho Gerais e Zé Luiz do Império.
No terceiro palco Localizado na Praça Paulo da Portela, terão shows com grupo Descendo a Serra, Ari do Cavaco, as Velhas Guardas do Império Serrano, Salgueiro, Mangueira e Vila Isabel. E para encerrar à noite, Marquinhos de Oswaldo Cruz e a Velha Guarda da Portela fazem um grande show em homenagem ao bairro de Oswaldo Cruz .
RODAS DE SAMBA:
Várias rodas de samba acontece simultaneamente aos shows que acontecem nos palcos:
Segue o Roteiro das rodas de samba:
01- Rua Frei Bento com Rua Pinto de Campos - Bloco dos Cachaças
02- Travessa Blandina / Rua Vicenza Grupo da Analimar
03- Rua Átila da Silveira - Grupo Autonomia
04- Adelaide Badajós
05- Varandão -Rua Carolina Machado – Clube do Samba
06- Portelinha – Grupo Galeria da Velha Guarda da Portela
07- Rua Carolina Machado com Rua Professor Josias Mazoti
08- Rua João Vicente com Rua Pereira de Figueiredo
09- Carvoaria- Praça Adelaide Bandeira
10- Associação dos Conjuntos ao lado da Estação de Oswaldo Cruz
11- Vera Caju – Rua Engenheiro José Carvalho – Parados na Ponte
12- Rua Fernandes Marinho
13- Rua Pirapora
14- Rua Beto Portela – Pagode do Gil
Bloco do Partido Alto
Horário 15h
Participações de Marquinhos de Oswaldo Cruz,Gabrielzinho do Irajá, Renatinho Partideiro, Bloco Cacique de Ramos
local: Rua Carolina Machado (esquina com Rua Fernandes Marinho) vai até a Praça Paulo da Portela.
Feijoada da Portela.
Local : Quadra da Portela- Rua Clara Nunes- 81- Madureira
Horário: a partir das 13 horas
Com vários shows.
Às 17 sai a bateria da Portela com as Velhas Guardas da Portela, Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel,Império Serrano rumo a Praça Paulo da Portela.
Programação dos Trens:
1º Trem – Saída: 13h30min (Plataforma 2B)
Carro 1 – Bloco dos Cachaças
Carro 2 – Pagode do Renascença
Carro 3 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
Carro 4 – Clube do Samba
Carro 5 – Bloco Manga Preta
Carro 6 – Embaixadores da Folia
Carro 7 – Cacique de Ramos
Carro 8 – Democráticos de Guadalupe
2º Trem – Saída: 14h (Plataforma 2A)
Carro 1 – Grupo Autonomia
Carro 2 – Bateria do Mestre Faísca
Carro 3 – Pagode do Sambola
Carro 4 – Parados na Ponte
Carro 5 – Bip Bip
Carro 6 – Pago do João
3º Trem – Saída: 14h30min (Plataforma 2A)
Carro 1 – Grupo Nossa Arte
Carro 2 – Bip Bip
Carro 3 – Locomotivas do Samba
Carro 4 – Grupo Senzala
Carro 5 – Agenda Samba Choro
Carro 6 – Criolice
Carro 7 – Galeria Velha Guarda da Portela
Carro 8 – Grupo Regente
Os foliões não precisam se preocupar quanto à volta para casa. Repetindo a experiência de sucesso dos anos anteriores, a SuperVia programou trens extras saindo da estação de Oswaldo Cruz, com destino à Central do Brasil, às 21, 22 e 23 horas. A empresa recomenda aos clientes adquirirem o Cartão MultiPass nas bilheterias das estações, com a passagem de volta antecipada. O evento conta com o apoio da Caixa Economica Federal ,TIM, Lei Rouanet,Governo Federal e tem promoção da Globo Rio e da rádio MPB-FM
Memória:
A tradição de samba nos trens começou com Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela. Em meados dos anos 20 acabou se tornando uma importante figura no cenário do carnaval carioca, como um dos fundadores da escola de samba Portela, sendo o primeiro presidente da escola e tendo sua casa a primeira sede. Bem mais tarde, em 1991, Marquinhos de Oswaldo Cruz (cantor e compositor portelense) também utiliza o trem como espaço para reunião de sambistas. E foi no balanço das viagens de trem que surgiu a idéia de resgatar a memória do bairro de Oswaldo Cruz que sempre esteve ligada a música tradicional. A primeira edição aconteceu em 1992 em apenas um carro da composição, com algunas dezenas de sambistas, que não repetiram esse evento nos anos seguintes. Mas em 1996, o Trem do Samba voltou e a cada ano o público foi aumentando cada vez mais. Em 1998, o evento foi realizado com um trem inteiro de sambistas. Em 2000, já eram dois trens especiais e atualmente, são três composições, sendo a maioria de oito carros, destinadas aos sambistas e público em geral.Por: Divulgação