NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Porto da Pedra 'rasga' o chão da Sapucaí e Portela apresenta melhora significativa

    Lucia Mello em 19 de Janeiro de 2009

    Ao abrir a noite, a agremiação de São Gonçalo mostrou que não está de brincandeira e que pretende brigar definitivamente para se fixar entre as grandes do carnaval. Já na comissão de frente, foi possível notar a seriedade adotada pela direção no relacionamento com os segmentos. Embora não executasse quase nada do que será levado para os jurados, o grupo de Regina Sauer apresentou-se parcialmente caracterizado, com direito a peruca e pintura corporal. Um ponto de interrogação "estampado" no peito dos bailarinos anunciava o enredo que fala sobre a curiosidade e está sendo desenvolvido por Max Lopes.   
    Um tripé com o logotipo do tema veio logo atrás da comissão e funcionou como abres-alas. Em seguida, foi a vez do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Alessandra, começar a brilhar. Oriunda da Portela, a dupla, apesar de jovem, esbanjou entrosamento e dançou com tranqülidade e elegância.
    A bateria de Mestre Thiago começou procurando o andamento ideal, mas logo se acertou e garantiu a sustenção do ritmo. Depois de muitos anos de convivência com o já falecido Mestre Louro, de quem é pupilo, Thiago, que fará sua estréia solo em 2009, parece tranqüilo e bastante confiante para fazer bonito no desfile.
    Ainda não é possível notar uma marca própria do grupo, mas o tempo será responsável por coroar seu trabalho e de seus assistentes. À frente dos ritmistas, a funkeira Valeska, que também estréia na função, esbanjou sensualidade e simpatia. Esforçada, a beldade sambou e se integrou bem à bateria parecendo já conhecer há tempos a pista do Sambódromo.
    No carro de som, o intérprete Luizinho Andanças deu show de técnica e embalou os integrantes da Porto da Pedra com fôlego invejável. Uma ou outra ala comercial destoou, mas no geral o samba-enredo foi bastante cantado pela escola e empolgou. A Harmonia funcionou bem e deixou que todos bem à vontade para se soltarem na Avenida.

    Portela apresenta melhora significativa

    Se no ensaio anterior a Portela ficou devendo no quesito animação, desta vez, em seu segundo treino, a azul-e-branco deixou das arquibancadas eufóricas. A comissão de frente mostrou pouca coisa, mas passou corretamente. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrízio e Danielle Nascimento, se apresentou com muito mais segurança e beleza e apagou a imagem caótica do ensaio anterior. Desta vez, os dois estavam bem mais tranqüilos e por isso puderam exibir o entrosamento e a elegância habituais.
    Quem também encantou foi a bateria de Mestre Nilo Sérgio. Mesmo mantendo-se fiél às suas raízes, o grupo não deixou de injetar doses de ousadia e criatividade no ensaio. A rainha de bateria Luma de Oliveira não deu as caras - ela já havio dito que só apareceria no desfile - mas o fato não tirou o brilho da festa.
    Diante de um cenário positivo como este, a bateria da Portela precisa só precisa saber a quem ela deve obedecer na hora de sair e entrar no box. Se à direção de harmonia ou se ao presidente da escola, Nilo Figueiredo, pois este insiste em querer determinar o momento da saída dos ritmistas. Neste sábado, por exemplo, não havia espaço suficiente na pista ainda, mas mesmo assim Nilo ordenou para que os músicos saíssem do segundo recuo. Uma manobra errada no dia do desfile pode atrapalhar a escola de verdade.
    O intérprete Gilsinho atuou de forma inspirada e vibrante, interagindo bastante com o público e a própria escola. O samba-enredo foi bastante cantado pelos componentes e provou que poderá ajudar a Portela no quesito Harmonia. Outro belo momento que não pode deixar de ser registrado é a intensa participação de crianças do ensaio. Na ala dos passistas mirins, por exemplo, elas reinam com uma propriedade singular e emocionam. Em tempos de pouco samba no pé, a presença dos pequenos ajuda a preservar a tradição do Carnaval. O enredo da Portela leva o título de "E por falar em amor...onde anda você?"

    Fonte: O DIA ONLINE



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA