NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Teresa Cristina e Luiz Antonio Simas abrem rodas de conversa do projeto “Tesouros dos Nossos Ancestrais”

    Redação em 21 de Abril de 2021

    Evento acontece de forma online nesta quarta, 21, com o tema "A Linguagem dos Tambores"

    Conectar a ligação ancestral com a diáspora, é a base do projeto "Tesouros dos Nossos Ancestrais", cuja primeira ação acontece nesta quarta, 21 de abril, reunindo a cantora Teresa Cristina e o historiador Luiz Antonio Simas em uma roda de conversa cujo tema é "A Linguagem dos Tambores", às 17h.

    Patrocinado pela Lei Aldir Blanc, o projeto terá ações semanais de forma online, sempre apontando nortes, óticas e efetuando debates de forma a enobrecer a ancestralidade e saberes, e como estes conhecimentos são perpetuados e reproduzidos até os tempos atuais de modo consciente ou inconsciente. Os tambores são um desses tesouros da ancestralidade, utilizados como meio de comunicação tanto nas religiões de matrizes africanas como na musicalidade em geral. Com uma língua e pedagogia próprias que atravessou continentes, os tambores são essenciais para entender nossa história, potência e conexão com a ancestralidade.

    Masterclass e exposição virtual estão entre as ações do projeto

    Diversas ações estão programadas para o projeto que será conduzido virtualmente devido à pandemia da COVID19. Semanalmente, rodas de conversas e masterclass serão palco para as discussões, que antecedem a exposição de peças do acervo particular de sua Majestade, o rei OOni de Ifé. A coleção imperial de arte iorubá conta a história de Oduduwa e seus descendentes através de esculturas produzidas na vasta terra iorubá, por artistas de povos como Egba, Oyo, Ifé, Ijexa entre outros. São obras milenares e contemporâneas que chegaram a ser extraviadas do continente africano durante o processo de colonização dos séculos XIX e XX e que, posteriormente recuperadas, serão exibidas pela primeira vez ao público.

    A "Linguagem dos Tambores" poderá ser vista no canal oficial do evento no YouTube: (https://www.youtube.com/watch?v=LSPlb0Mz-Xw10). Já a programação completa do evento poderá ser acessada no perfil oficial da Casa Herança Oduduwa no Instagram (https://www.instagram.com/casaherancadeoduduwa)



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA