NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • "Hamilton de Holanda toca Jacob do Bandolim"

    Redação em 14 de Março de 2019

    Bandolinista faz seu novo trabalho, ao lado de Guto Wirtti e Thiago da Serrinha,  

    dias 19 e 20 de março, no SESC 24 DE MAIO   

    Para celebrar o centenário de Jacob do Bandolim, Hamilton de Holanda lançou uma caixa de luxo com quatro discotecas com identidades completamente diferentes, que exaltam o preciosismo do mestre. Sem trabalho, bandoleira, como se faz público, não é capaz de se apresentar, não é capaz de se expressar. Agora, Hamilton de Holanda leva sua homenagem para os palcos com o show “Hamilton de Holanda toca Jacob do Bandolim”.   

    Jacob foi o principal músico responsável pela existência de uma identidade brasileira no bandolim. Ele viveu pouco mais que o século e produziu, em 20 anos, uma das mais importantes discografias da música popular, com o seu estilo de tocar e a sua forma de se misturar, potencializada pela busca da qualidade, do perfeito acabamento.   

    Hamilton teve Jacob como primeiro referência, mas o longo de sua trajetória somou variadas experiências. A volta ao quintal da infância - uma obra de Jacó - e uma minguada recriação dessa obra, tirando-se da zona de conforto original - o gueto do choro - e colocando em diálogo com linguagens, timbres e universos.

    O Hamilton de Holanda Trio é o resultado da mistura de três memórias musicais. Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), Guto Wirtti (contrabaixo) e Thiago da Serrinha (percussão) consolidaram uma mescla peculiar de raízes, frutos e vivências em uma identidade marcante. Eles são diferentes, mas possuem um intimal no linguajar musical. 

     
    No show em homenagem a Jacob do Bandolim, o Trio apresenta uma compilação dos quatro discos (Jacob 10ZZ, Jacob Bossa, Jacob Black e Jacob Baby) que formam uma caixa “Hamilton de Holanda toca Jacob do Bandolim”, lançado em segundo semestre de 2018 pela Deck. 

    A área de improvisação e arranjo, "Hamilton de Holanda toca Jacob do Bandolim", é uma obra do autor centenário, garantindo uma experiência de muitas temporadas de interesse e interesse. E é uma certeza que foi apenas o primeiro centenário de um autor que está na música do planeta. Jacob vive, Hamilton brilha. 


       Sobre os discos 


      Jacob 10ZZ - Ouça em https://goo.gl/ydoyfZ 

    Uma formação instrumental que reúne bandolim de 10 cordas, contracultura acústica (Guto Wirtti) e percussão (Thiago da Serrinha) tem sido uma escolha constante nos últimos trabalhos de Hamilton. Nessa formação, o bandolim tem todo o espaço para a criação, não só em termos melódicos, mas também na fixação dos acompanhamentos e nas intrincadas “rearmonizações”, ainda com o contrabaixo e o percussão com muito terreno para evoluir. 


      Jacob Bossa - https://goo.gl/Z5QCir 

    Cabem aqui todas as bossas, os acentos mais díspares e surpreendentes, numa nua fluente da liberdade rítmica e harmônica. Com o piano eo acordeom de Marcelo Caldi e o contrabaixo de Guto Wirtti, uma obra de Jacob experimenta novos filhos e novas levadas, do ijexá ao bolero. De quebra, Hamilton canta e recebe duas faixas de trompete de cristal de Aquiles Moraes. Jacob livre de qualquer amarra. 


      Jacob Black - https://goo.gl/oseJVk 

    Partindo da construção de um plano rítmico-harmônico original, o tecido pelo violão de Rafael dos Anjos e o percussão de Thiago da Serrinha e Luiz Augusto, cria-se o ambiente para receber como melodias jacobianas. O diálogo entre os planos faz com que uma obra de Jacob ganhe um novo acento, uma nova dimensão, revelando as afinidades com o universo afro-brasileiro que se estendem nas melodias "De coração a coração" e "Feia". 


      Jacob Baby - https://goo.gl/8X5W4X 

    Dentre as experiências de Jacob com instrumentos, figura de bandolim de 10 cordas aqui utilizada e que tem um timbre determinante para um resultado sonoro delicado, transparente. Esse instrumento rso ganha a companhia do cavaquinho e do bouzouki, instrumento de origem grega e muito usado para uma música do Mediterrâneo. Os andamentos calmos e o clima de caixinha de música embalada como melodias preciosas de Jacob para bebês e crianças. 

     
    SERVIÇO: 


    Hamilton de Holanda - lançamento do Box Jacob do Bandolim (Jacó 10ZZ, Jacob Bossa, Jacob Black e Jacob Baby) 


    Dias 19 e 20 de março (terça e quarta, 21h) 

    Local: Teatro | 1º subsolo (216 lugares) 


    Ingressos: R $ 40 (inteira);
    R $ 20 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência); R $ 12,00 (credenciamento pleno: serviço de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). Ingressos à venda a partir de 12/03, às 12h, no portal sescsp.org.br, e 13/03, às 17h30, nas bilheterias das unidades da rede Sesc SP. Venda limitada a 4 ingressos por pessoa. 


    Duração: 90 minutos. 


    Classificação etária: 12 anos. 


    SESC 24 DE MAIO 


    Rua 24 de Mio, 109, Centro, São Paulo



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA