NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Escola de MS & PB inicia Projeto de Preservação da Memória Cultural da entidade

    Lucia Mello em 25 de Agosto de 2009

       São 19 anos de história formando casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira não só das escolas do Rio de Janeiro, mas de outras cidades dentro e fora do Brasil. Os registros, organizados ao longo dos anos são tantos, que fez que com que o presidente da Escola, Manoel Dionísio, chamasse a pesquisadora Mary Isabel para organizar todo esse material.
    Mary começou a elaborar o Projeto de Preservação da Memória Cultural da instituição, que a princípio visa organizar fotos, vídeos, recortes de jornais e revistas, objetos e fantasias da Escola e das personalidades que já passaram por lá. Mas também ir além, entrevistando os grandes nomes da Escola, buscando imagens, informações e curiosidades, tendo nos depoimentos a prova testemunhal da formação da história da entidade.
    Fitas VHS serão transformadas em DVD e vídeos novos já estão sendo gravados com os Contos de Bamba, palestras que acontecem todo último sábado de cada mês, durante as aulas.
    A pesquisadora já contabilizou cerca de quatrocentos arquivos da instituição. Ainda assim, conta com a colaboração de pesquisadores e amantes do carnaval que tenham fotos, jornais, revistas antigas, vídeos sobre a Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira ou sobre casais que já defenderam pavilhões nas escolas de samba, que tragam para o Projeto e ajudem a montar essa memória.
    “-Na verdade a gente está deixando para o futuro o registro de quem fez a escolinha. Estamos formando um acervo de pesquisa aberto ao público para quem quiser vir e pesquisar. E essa preservação ajuda também a contar a história do carnaval carioca”, defende Mary.
    Os interessados em colaborar com o acervo do Projeto, basta procurar a pesquisadora Mary Isabel aos sábados, das 14 às 18 horas, durante as aulas da escola, no Sambódromo – Ginásio da Passarela do Samba, setor 02.
     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA