NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Enredo da Unidos do Jacarezinho para o Carnaval 2019

    Lucia Mello em 20 de Junho de 2018

    "Nzungu, quilombo negro de resistência. Vamos fazer o barulho de preto na Avenida" é o enredo da Unidos do Jacarezinho para o Carnaval 2019

    Carnavalesco Eduardo Gonçalves assina o tema

    A Unidos do Jacarezinho se apresentou durante uma festa de comemoração aos seus 20 anos de idade quando esta semana foi lançada pela Série C em busca do campeonato. Intitulado "Nzungu, quilombo negro de resistência."

    O enredo contará a história das casas de resistência do Rio de Janeiro no séc. XIX, por meio das negras baianas que vendiam os famosos anjos eram freqüentes por escravos libertos e escravos que fugiam da cidade para a cidade. Eram chamadas de Nzungus em tradução yoruba, que significam barulho de panelas, confusão de barulhos, filhos batidos no caldeirão. Como as casas eram quase todas do mesmo nome e logo viraram a verdadeiros quilombos de resistência. Nesses locais se jogava uma capoeira, louvava os orixás, cantava e sambavam a noite inteira. A lei da época chama os moradores de casas de bairro de pretos e tentavam proibir as suas manifestações.

    O Carnaval 2019 da escola será desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves. Sera o seu segundo carnaval como artista da escola de samba, onde assinou seu primeiro trabalho em 1992.

    - Hoje, o verdadeiro quilombo é uma favela do Jacarezinho. O nungugu urbano é dentro da nossa comunidade. A dança é com o samba do terreiro, com o funk, com o rap. Resistências com nossos rádios e avisos de imprensa, atividade de moda e outros pontos de resistência da cultura negra.

    Jacarezinho é luta, é resistir, e mostrará seu próprio quilombo na avenida - explica o carnavalesco.

    No Carnaval 2019 o Unidos do Jacareí será uma última escola a ser disputada pela Série C da LIESB, na Estrada Intendente Magalhães, Campinho.



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA