NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Departamento Cultural da Portela recebe Diploma Heloneida Studart em solenidade na Alerj

    Redação em 24 de Junho de 2019

    O Departamento Cultural da Portela foi um dos 41 agraciados com o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2019. A solenidade de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro, com a presença de 350 convidados. 


    Concedido pela Comissão de Cultura da Alerj, presidida pelo deputado Eliomar Coelho (PSol), o diploma reconhece artistas e entidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da arte no estado do Rio. Ao todo, foram 114 pessoas e instituições inscritas e avaliadas pelo grupo.  


    "Ficamos muito felizes com o diploma, pois ele coroa e reconhece um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, com a primeira gestão Portela Verdade, e cujo modelo de administração cultural vem sendo aperfeiçoado com novas ações e novos projetos, sempre pautados por uma atuação democrática, que procura ouvir a comunidade e estabelecer parcerias. É muito importante termos esse reconhecimento, com um Diploma que leva o nome da grande deputada Heloneida Studart, que foi uma militante, uma mulher que trabalhou pelo empoderamento das classes menos favorecidas, das mulheres, dos negros e dos trabalhadores. É fundamental saber que uma Comissão de Cultura atuante, como essa da Alerj, vem reconhecendo e jogando luz sobre todos os territórios, coletivos, agentes, produtores e gestores do estado do Rio de Janeiro. Para nós é uma grande honra", comemorou o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues. 

     
    O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e a assessora comercial da escola, Fabiana Amorim, também prestigiaram a cerimônia, que homenageou, ainda, outro portelense: o compositor Wanderley Monteiro.  


    O Departamento Cultural da Azul e Branco é reconhecido como um dos mais importantes do carnaval brasileiro. Ativo durante o ano inteiro, ele tem o papel de resgatar e valorizar a história da agremiação, promovendo exposições, debates, rodas de samba e diversas outras atividades. No último mês de abril, por exemplo, o Departamento realizou a primeira edição da FliPortela (Festa Literária da Portela), evento pioneiro no universo do carnaval. Outras iniciativas de destaque são os Consulados da Portela, representações fora do Rio e até do Brasil formadas para propagar o nome da escola. 


    Foto: Tainá Lima / Alerj 


    Legenda: Presidente Luis Carlos Magalhães e o diretor cultural Rogério Rodrigues (à direita) posam com o deputado Eliomar Coelho durante a solenidade na Alerj 




ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA